Início do conteúdo

Nos dias 14 e 15 de setembro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Controladoria-Geral do Município de Uberaba e a Associação dos Municípios da Microregião do Rio Grande (AMVALE) realizaram o workshop “Gestão pública à risca: gerenciando riscos na prática”. O objetivo foi capacitar gestores e servidores públicos da região sobre temas relevantes para a Administração Pública e a prevenção de ocorrência de danos ao erário. 

uberaba workshop noticia.jpg 

Durante o evento, realizado em Uberaba, foram capacitados cerca de 150 agentes públicos e políticos de 14 municípios: Uberaba, Itapagipe, Frutal, São Franciso de Sales, Conceição das Alagoas, Conquista, Sacramento, Planura, Delta, Veríssimo, Campo Florido, Água Comprida, Pirajuba e Limeira do Oeste.  

“O evento propiciou o fomento da discussão e articulação entre os gestores e servidores públicos da região e os órgãos de controle com objetivo de estimular mecanismos específicos de combate à corrupção, de ampliação de transparência, de fortalecimento do controle social e de geração de serviço público com efetividade”, explica o promotor de Justiça de Uberaba José Carlos Fernandes Junior, um dos idealizadores do evento.  

Entre os temas abordados nas oficinas e palestras da programação, estiveram a gestão de riscos, sanções administrativas e gestão e fiscalização de contratos. Além disso, servidores públicos puderam debater com promotores de Justiça e integrantes da Controladoria-Geral do Município de Uberaba, obstáculos enfrentados diariamente no exercício das suas funções, especialmente quanto à gestão e fiscalização de contratos, controle de manutenção e abastecimento de veículos e controle de almoxarifado. As discussões resultaram na aprovação de instruções normativas e enunciados acerca das questões levantadas.  

Segundo os idealizadores do evento,  espera-se com a iniciativa fortalecer os mecanismos de controle dos entes públicos, fomentando o aperfeiçoamento e melhoria contínua da gestão pública.  

Pelo MPMG, os idealizadores do evento foram a 14ª e 15ª Promotorias de Justiça de Uberaba, a 5ª Promotoria de Justiça de Frutal e a 1ª Promotoria de Justiça de Conceição das Alagoas, conduzidas pelos promotores de Justiça Rafael Machado, José Carlos Fernandes Júnior, Roberto Carlos Alves e Rodrigo Lionel Falaschi, respectivamente. 

Acesse aqui o relatório final do workshop, onde constam os enunciados e minutas de instrução normativas formatadas durante o evento. 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo