Início do conteúdo

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais, A Justiça de Santa Bárbara, região Central do Estado, suspendeu o processo de licenciamento ambiental para exploração de minério de ferro na região da Serra do Gandarela. Pela decisão, o Estado de Minas Gerais não pode conceder licenças ambientais ao empreendimento antes da efetiva análise de impactos às comunidades omitidas nos estudos atuais.

A Justiça determinou à empresa Nossa Senhora do Sion Ltda. que complemente o Estudo de Impacto Ambiental, constante do procedimento de licenciamento estadual, de forma a considerar os impactos às comunidades potencialmente atingidas pelo empreendimento minerário. Na mesma decisão, fica proibida qualquer intervenção no local. 

O empreendimento, em fase de licenciamento ambiental, visa à exploração de minério de ferro no Município de Santa Bárbara, nas imediações do Parque Nacional Serra do Gandarela e, para além de significativos impactos ambientais, tem a potencialidade de afetar diversas comunidades rurais, como André do Mato Dentro e Cruz dos Peixotos.

Ministério Público de Minas Gerais  
Assessoria de Comunicação Integrada  
Centro de Jornalismo  
Twitter: twitter.com/@MPMG_Oficial  
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial  
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial  
Youtube: www.youtube.com/c/MPMGOficial  
Flickr: www.flickr.com/photos/mpmg_oficial/  
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br  
Telefones: (31) 3330-8016 / (31) 3330-8166 
11/11/21 

Final do conteúdo