Início do conteúdo

A escultura estava desaparecida desde 1996 e foi encontrada depois da operação “Santo Roubado não faz milagre”, realizada pelo MPMG na cidade de São Paulo, em fevereiro de 2022.

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acompanhou, na terça-feira, 29 de novembro, a devolução da peça sacra de Nossa Senhora do Rosário para o distrito de Pará dos Vilelas, no município de Itaguara. A solenidade foi realizada na Capela Nossa Senhora da Conceição, em ato litúrgico que restituiu a imagem à comunidade. A celebração comemorava, também, a reinauguração do santuário, que estava em reforma.  

NOTICIA00__para_dos_vilelas_EricBezerra__SX_20221129_185428.jpg

O evento contou com a participação da equipe da Coordenadoria de Patrimônio Cultural, coordenada pelo promotor de Justiça Marcelo Azevedo Maffra. A imagem estava registrada como desaparecida no aplicativo SOMDAR, Sistema de Objetos Mineiros Desaparecidos, Recuperados e Restituídos (Somdar), criado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural.

Após ser encontrada pela equipe da CPPC, a peça sacra passou por uma análise técnica na sede e agora foi devolvida ao seu local de origem.

NOTICIA03_para_dos_vilelas_EricBezerra__MG_962.jpg

A escultura estava desaparecida desde 1996 e foi encontrada depois da operação “Santo Roubado não faz milagre”, realizada pelo MPMG na cidade de São Paulo em fevereiro de 2022. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itaguara em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, juntos, identificaram a imagem e outros 16 itens sendo comercializados online via Facebook.  

Devolução Imagem N.S. do Rosário à capela de Pará dos Vilelas 27.11.22

Não é a primeira vez que a peça de Nossa Senhora do Rosário é furtada do município. Em 1980, Itaguara teve sua imagem sacra roubada no mesmo local, mas foi devolvida no ano seguinte juntamente a outros artefatos do acervo religioso da cidade.

A data da devolução foi definida pelo clérigo em função do início das celebrações em comemoração à Nossa Senhora do Rosário, que é homenageada dia 8 de dezembro.

O padre Yuri Lamounier, responsável pela Capela de Pará dos Vilelas, falou sobre a importância da devolução da imagem sacra.

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo