Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou na quarta-feira, 22 de junho, o evento virtual Educação Pós-Pandemia. O encontro foi realizado no Zoom da Escola Institucional e foi direcionado a integrantes do MPMG. 

Durante a abertura, o coordenador pedagógico do Ceaf, promotor de Justiça Pablo Gran Cristóforo, ressaltou que são em momentos sensíveis para a sociedade que a atuação do Ministério Público ganha contornos tão relevantes no resguardo dos direitos fundamentais.  

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ), promotora de Justiça Ana Carolina Zambom Pinto Coelho, comentou que a crise sanitária vivenciada devido à pandemia do coronavírus acarretou uma crise educacional. “O fechamento de escolas trouxe um distanciamento físico e emocional de crianças e jovens do ambiente escolar, que é um ambiente de proteção. Isso trouxe pra nossa instituição a missão urgente de unir todos em prol da implementação de medidas para socorrer esse cenário em que vivemos”, disse.  

De acordo com ela, nesta crise pandêmica e educacional, os direitos ao acesso à educação, à permanência na escola e ao aprendizado estão amplamente afetados. Ela contou que os índices de evasão escolar triplicaram, os casos de violência nas escolas e os quadros de problemas de saúde mental aumentaram. “Há necessidade imensa de acolhimento socioemocional desses jovens”, disse. A coordenadora do CAO-Educ também foi presidente de mesa de todos os painéis do evento. 

BH_EducacaoPosPandemia_NOTICIA.jpg

A palestra A recomposição de aprendizagem no pós-pandemia, ministrada pela Secretária Adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, abriu o encontro. O painel foi mediado pela promotora de Justiça do MPMG Cintia Roberta Gomes de Lima. 

O segundo painel teve como tema a Busca ativa escolar – UNICEF e foi exposto pela especialista em Educação Verônica Bezerra de Araújo Galvão, com mediação do promotor de Justiça Danniel Librelon Pimenta. 

Em seguinte, Ana Carlina Zambom, coordenadora do CAO-Educ, falou sobre Orientações para Atuação - Infrequência e evasão escolares.   

Para encerrar, a promotora de Justiça Samyra Ribeiro Namen discorreu a respeito da Experiência exitosa - Atuação da Promotoria de Justiça de Juiz de Fora em face da infrequência e evasão escolares. A palestra de encerramento foi mediada pela promotora de Justiça Mayra Conceição Silva. 

Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

 

 

 

 

Final do conteúdo