Início do conteúdo

 

A composição do Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para o biênio 2022/2023 foi definida nesta segunda-feira, 6 de dezembro, por meio de votação totalmente informatizada. 

BH - eleicao - conselho superior mp.jpg

O resultado foi revelado às 18h, no Auditório Azul da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, imediatamente após a votação, que teve início às 8h. Promotores e procuradores de Justiça puderam votar usando computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Um total de 1009 membros registraram seus votos, que, segundo a Resolução PGJ nº 43/2021, têm caráter obrigatório. A Comissão Eleitoral foi composta pelo procurador de Justiça Ivan Eleutério Campos, que a presidiu, e pelos promotores de Justiça Adriana Torres Beck e Gabriel Pereira de Mendonça. 

Procuradores de justiça eleitos ao cargo de membro do Conselho Superior do MPMG, biênio 2022/2023 e total de votos obtidos: 

Geraldo Flávio Vasques - 678
Edson Ribeiro Baeta - 564
Rodrigo Sousa de Albuquerque - 552
Andrea de Figueiredo Soares - 479
Lilian Maria Ferreira Marotta Moreira - 476
Tania Regina Soares Machado - 439
Odelio Bento da Silva Júnior - 427
Geraldo Ferreira da Silva - 418
Marcos Tofani Baer Bahia - 395

Suplentes e votos obtidos:
Denilson Feitoza Pacheco - 386
Geraldo de Faria Martins Costa - 377
Heleno Rosa Portes - 370
Arnaldo Alves Soares - 352
Luiz Renato Topan - 349
Lais Maria Costa Silveira - 312

Votos em branco: 5
Votos nulos: 6

Conselho Superior do Ministério Público
O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo procurador-geral de Justiça, que o preside, pelo corregedor-geral do Ministério Público e por nove procuradores de Justiça eleitos por todos os integrantes da carreira, para mandato de dois anos, havendo renovação, a cada ano, alternadamente, de 1/3 e 2/3.

Cabe ao órgão, entre outras atividades, homologar ou rejeitar, na forma da lei, promoção de arquivamento de inquérito civil e expedientes alusivos à defesa de interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos; eleger os integrantes da Comissão de Concurso para Ingresso na Carreira, bem como homologar o resultado final do certame; decidir sobre a permanência de membro do Ministério Público em estágio probatório e seu vitaliciamento; indicar ao procurador-geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos à remoção ou à promoção por merecimento.

Assinatura Cejor

 

Final do conteúdo