Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu nesta segunda-feira, 15 de maio, em Montes Claros, mais uma da série de reuniões regionais que prometem avançar e potencializar o trabalho em defesa do patrimônio público em todo o estado. A iniciativa, chamada de Defesa Ativa do Patrimônio Público, busca discutir temas e alinhar entendimentos de interesse da área, aproximar o Ministério Público de gestores municipais, além de estimular o fortalecimento de controladorias internas e a criação de ouvidorias municipais.   

MOC_DefesaPatrimonioPublico_DESTAQUE.jpg

Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos da região e outros gestores públicos, como vereadores e secretários municipais,  participaram do encontro em Montes Claros, além de promotores de Justiça locais; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais (CAOPP), Daniel de Sá Rodrigues; a coordenadora Regional do Patrimônio Público do Norte de Minas, Danielle Cristina Barral de Queiroz; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; a procuradora de Justiça Reyvani Jabour Ribeiro, da Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos; o promotor de Justiça Leonardo Diniz, da Procuradoria de Justiça com Atuação nos Tribunais Superiores, além dos promotores de Justiça Jairo Cruz Moreira e Danielle Arlé, do Compor.

Conforme o promotor de Justiça Daniel de Sá, idealizador do projeto, os encontros serão importantes para a discussão de temas de interesse da área de defesa do patrimônio público, com viés prático para enfrentamento de representações, condução e conclusão de procedimentos instaurados e eventual adoção de providências, em uma atuação mais efetiva e resolutiva e que prime pela unidade institucional.   

Além disso, com a presença de gestores municipais, a instituição demonstra sua atuação preventiva, evitando-se, assim, a ocorrência de danos ao patrimônio público, e sua disposição para a atuação em parceria. “Pretendemos melhorar esses fluxos de comunicação e, com isso, tonar mais eficiente a atuação em atendimento às demandas da sociedade, buscando soluções negociadas para algumas delas e incentivando boas práticas para a melhoria do desempenho da Administração Pública”, pontua o promotor.  

Outro avanço com a iniciativa é o estímulo à criação das Ouvidorias Municipais e o fortalecimento das Controladorias Internas municipais, importante órgão de prevenção contra fraudes e atos de corrupção na administração pública. 

“Buscamos também o alinhamento institucional com questões discutidas na segunda instância, por isso a importância da participação das Procuradorias de Justiça de Direitos Difusos e com Atuação nos Tribunais Superiores”, destaca. 

Também foram abordadas técnicas de atuação em negociação de conflitos. 

Defesa Ativa do Patrimônio Público - Montes Claros 15.05.2023

Cronograma  

 Além de Montes Claros, o Defesa Ativa do Patrimônio Público está previsto para ser realizado, ainda neste ano, em outras sedes de Coordenadorias Regionais do Patrimônio Público do MPMG: Paracatu, Divinópolis, Passos, Varginha, Pouso Alegre, Uberlândia e Uberaba. 

O evento já foi realizado em Teófilo Otoni.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo