Início do conteúdo

Um homem de 70 anos, condenado por crimes de estupro de vulnerável e foragido da Justiça de Minas Gerais desde junho de 2021, foi preso nesta sexta-feira, 24 de março, na cidade de Redenção, no Pará, na operação “Candura”, deflagrada pela Força Tarefa de Segurança Pública.  

O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 11ª Promotoria de Ipatinga, em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Redenção e com a Delegacia de Polícia Civil de São Sebastião da Boa Vista, situadas no Pará. 

Após o recebimento de informações sobre a possível localização do foragido, a 11ª Promotoria de Justiça instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar o cumprimento dos mandados de prisão expedidos em desfavor dele. O homem foi condenado, em 2009, a 22 anos de reclusão pelos crimes de estupro de vulnerável cometidos contra cinco crianças em 2004. Como ele não cumpriu as condições do livramento condicional, foi expedido mandado de prisão nos autos da execução penal. 

O homem também foi denunciado em 2020 pela prática dos crimes de estupro de vulnerável e de registros e exposição de cena pornográfica envolvendo adolescente, razão pela qual foi decretada sua prisão preventiva e expedido novo mandado de prisão contra ele. 

O preso estava utilizando documentos falsos. Em razão disso, foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante. 

O MPMG formulará o pedido de recambiamento para que o sentenciado seja conduzido ao município de Ipatinga, no Vale do Aço, e que cumpra a pena remanescente, para que seja retomada a Ação Penal em instrução perante a 2ª Vara Criminal da Comarca de Ipatinga, suspensa pela ausência do réu. 

A operação foi denominada “Candura” em referência às vítimas de abuso, todas menores de quatorze anos. 

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo