Início do conteúdo

 

 

Para marcar os 16 anos da Lei Maria da Penha, celebrados no último domingo, 7 de agosto, o Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Governador Valadares (GAR/GV), do qual o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) faz parte, promoveu no sábado, 6 de agosto, uma ação voltada para as mulheres: a “Ação Social com Elas”. 

GOV_AcaoSocialElas_NOTICIA 1.jpg

Realizada na Escola Estadual Bom Pastor, no bairro Altinópolis, das 9h às 12h, a iniciativa integrou a programação do movimento Agosto Lilás, que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre importância da luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. 

O evento de sábado contou com roda de conversa, escuta solidária, varal solidário, maquiagem, corte de cabelo, vacinação contra gripe e covid, audiências, orientações sobre os direitos das mulheres e atividades com o público infantil. Cerca de 100 pessoas atuaram como colaboradores.  

GOV_AcaoSocialElas_NOTICIA.jpg

De acordo com a promotora de justiça de Governador Valadares e coordenadora do GAR/GV, Carla Regina Goulart Salaro Duvanel, a iniciativa - que está em sua terceira edição - cumpriu bem o objetivo principal de orientar as mulheres e o público, em geral, sobre os diversos aspectos da violência doméstica e familiar. "A ação promoveu também a aproximação da rede com a comunidade. Esse contato mais próximo é muito importante para que as mulheres tenham conhecimento de como funcionam os serviços de atendimento à mulher, de onde fica o Ministério Público, o Judiciário e outros órgãos da rede de atendimento”, avaliou. 

GOV_AcaoSocialElas_NOTICIA 2.jpg

Ainda de acordo com a promotora, ações sociais como essa são fundamentais para que os casos de violência saiam da invisibilidade. "Muitas meninas e mulheres não se enxergam em situação de violência, pois acham que violência é só física. Por isso, é fundamental abordar o tema com adultos e também com crianças”. 

GOV_Ação social com Elas_NOTICIA3.jpg

Além do MPMG, integram o GAR/VD a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, as Polícias Civil e Militar, as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação de Governador Valadares, o programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais, o Conselho Municipal da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil, a unidade da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares e o Conselho Comunitário de Segurança Pública. 

Régua - Assinatura Cejor (atualizada)

 

Final do conteúdo