Início do conteúdo

Local:A distância, com transmissão ao vivo pela internetInício:27/06/22 09:00hsFim:28/06/22 12:30

Nos dias 27 e 28 de junho de 2022 acontecerá o Webinário Interinstitucional: Saúde mental de crianças e adolescentes e a relação com as políticas públicas de assistência social, educação e saúde, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em parceria com Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG, por meio da Procuradoria Geral de Justiça e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF do MPMG. 

O evento tem como objetivo capacitar o participante a relacionar a saúde mental de crianças e adolescentes com as políticas públicas de assistência social, educação e saúde, por meio do compartilhamento de reflexões e conhecimentos. 

Público-alvo: Magistradas, magistrados, promotoras, promotores, servidoras e servidores do Judiciário, do MPMG, estaduais e municipais da saúde, educação e assistência social, conselheiras, conselheiros tutelares e público externo.  

  

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

27/06/2022 

9h - Abertura 

Presidente de mesa: José Roberto Poiani: Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia e integrante da Coordenadoria da Infância e  Juventude do TJMG – COINJ.  

9h20 Os determinantes sociais e o impacto na saúde mental de Crianças e Adolescentes: Contextualização, diferença entre transtorno e doença   

Palestrante: Dr. Rossano Cabral Lima – Psiquiatra e Vice-Diretor do Instituto de Medicina Social da UERJ  

10h – O trauma e seu impacto na saúde mental de crianças e adolescentes: tipos, consequências, manejo (como lidar?)    

Palestrante: Dra. Fernanda Serpeloni – Pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde da Fiocruz 

10h50 - A importância da atenção à saúde mental na primeira infância: formação da estrutura mental e a repercussão das disfunções na vida adulta   

Palestrante: Cristina Correa Diniz Peixoto – Presidente/ CEO Spaulding for Children 

11h30 - Perguntas e Participação   

12h - Encerramento 

 

 

28/06/2022 

9h - Abertura 

Presidente de mesa: Cristiano Andrade: Superintedente de Proteção Social Especial – Subsecretaria de Assistência Social – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).  

9h05 Panorama da Política de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial no Atendimento de Crianças e Adolescentes: cofinanciamento, previsão normativa e cenário real em Minas Gerais.  

Palestrante: Lírica Salluz Mattos Pereira – Especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) e Diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES/ MG.  

09h35 – Desafios da articulação entre as políticas de saúde e assistência social    

Palestrante: Ana Cláudia Castello Branco Rena - Psicóloga e Psicanalista. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Laço Social – PSILACS/ UFMG, e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social – LAPICRIS/ PUC Minas.  

 10h05 - A atenção à criança ou adolescente usuário de álcool e outras drogas: desafios, estratégias e intervenções possíveis     

Palestrantes: Ronaldo Ramos Laranjeira - Professor Titular de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina – EPM.  

Christine Vianna Algarves Magalhães - Supervisora Clínico-Institucional 

11h05 - O papel da escola na promoção e prevenção da saúde mental     

Palestrante: Prof. Dr. Celso Francisco Tondin – Professor do Departamento de Psicologia da UFSJ. 

11h50 - Perguntas e Participação   

12h30 - Encerramento 

 

 

Informações: www.ejef.tjmg.jus.br  

Final do conteúdo