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No mês de novembro, é realizada a campanha Novembro Azul, apoiada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A campanha busca promover a conscientização e a prevenção do câncer de próstata e empenha-se para que a sociedade e, principalmente, os homens modifiquem os paradigmas relacionados à ideia do homem ter de ir ao médico. A escolha do mês faz referência ao Dia de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro).

Em 2008, o Instituto Lado A Lado Pela Vida percebeu a necessidade de uma campanha que informasse à sociedade sobre a importância de discutir sobre o câncer de próstata. Hoje, a iniciativa é adotada por várias instituições. Na campanha do ano passado, segundo o instituto, 87 milhões de brasileiros foram impactados por meio de 463 ações em prédios, palestras e outras formas de divulgação da campanha.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é considerado o “câncer da terceira idade”, por atingir geralmente homens acima de 65 anos, além ser o segundo que mais ocorre em homens. Além da cor azul, um outro símbolo da campanha é um bigode para fazer referência ao público masculino e de mais idade.

Homens que têm acima de 50 anos devem procurar orientação médica para providenciar exames de prevenção. É importante avisar o médico se já houve caso da doença na família, para que os exames especializados sejam feitos. Se o câncer de próstata for diagnosticado cedo, há 90% de chances de cura, segundo o Instituto Lado A Lado.

Confira os sintomas mais comuns do tumor:
* Dificuldade de urinar;
* Frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina;
* Dor nos testículos;
* Dor lombar, na bacia ou nos joelhos;
* Sangramento pela uretra.

   
Com informações do Instituto Lado a Lado
 

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