O Projeto consiste na coordenação interinstitucional realizada pelo CAOCRIM, com objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão em aberto, visando a efetivação de ordens emanadas do Poder Judiciário e o combate à criminalidade.
Atualmente existem cerca de 27.000 mandados de prisão em aberto no Estado de Minas Gerais, o que acaba gerando descrédito para o Sistema de Justiça e colocando em risco os direitos da sociedade no que toca à segurança pública.
Os alvos constantes do presente Projeto, atualmente procurados por instituições parceiras do MPMG, foram selecionados mediante consulta aos Promotores de Justiça com atuação na área criminal, que selecionaram condenados ou foragidos considerados prioritários em razão das particularidades locais, tais como, repercussão social, gravidade da conduta, reiteração delitiva.
Fazem parte da lista de procurados 15 autores de crimes de estupro, tráfico de drogas, homicídio, feminicídio, furto e roubo, dos quais já foram presos 8 por meio das ações do Projeto.