Ginga - Construindo a Educação Antirracista em Minas Gerais
O que é:
Lançado em 2024, o projeto GINGA tem como pilares a valorização da cultura negra, a conscientização sobre o racismo e a criação de espaços seguros para o diálogo na comunidade escolar. Fundamentado na pedagogia da diversidade, o projeto busca impactar positivamente a qualidade da educação e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais, como o SAEB e o IDEB.
Além disso, o GINGA alinha Minas Gerais ao cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
Objetivos:
- Desenvolver ações eficazes de combate ao racismo estrutural no ambiente escolar, promovendo uma educação inclusiva e oferecendo ferramentas práticas para abordar criticamente a temática racial no contexto pedagógico.
- Estabelecer novos parâmetros analíticos para as avaliações institucionais, incorporando a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais.
- Contribuir para a definição de metas que visem à reversão das disparidades educacionais entre estudantes negros e brancos.
- Fundamentar o posicionamento institucional em relação à equidade racial, fortalecendo o compromisso com uma educação antirracista.
O resultado esperado do Projeto "Ginga: Construindo a Educação Antirracista em Minas Gerais" é a promoção da equidade racial na sociedade, começando pelas escolas, por meio da formação de docentes, do engajamento de alunos e da reversão de práticas discriminatórias na rede estadual de ensino.
Para saber mais: Campanha GINGA – Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais.

Ações realizadas até o momento:
- 1º workshop presencial, realizado em 3 de abril de 2025 com as diretoras pedagógicas das 47 Superintendências Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação;
- Publicação da cartilha antirracista;
- Publicação das sequências didático-metodológicas;
- Webinário técnico, promovido em 24 de junho de 2025, direcionado aos gestores escolares da rede estadual de ensino, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a metodologia proposta e apoiar sua aplicação nas unidades de ensino. O encontro conta com mais de 5.400 visualizações no canal do YouTube da SEE-MG.
O projeto é uma iniciativa do MPMG realizada pelo IPER e pelo Instituto Agô, com parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE). Recursos obtidos pelo MPMG por meio de medidas compensatórias.
Materiais para as Redes de Educação
Apresentação da Campanha Educacional GINGA
Cartilha para uma Educação Antirracista
Sequências Didático Metodológicas da Campanha
Material de Apoio
Para mais informações clique aqui.