VoltarImprimir

Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) é Órgão auxiliar do Ministério Público, responsável por toda a parte de aprimoramento dos membros e servidores da Instituição, além de produzir material de base para pesquisa histórica no âmbito da Instituição.

O Ceaf é dividido em diretorias, que abrangem as áreas de orientação aos estagiários, informação e conhecimento, produção editorial e formação.

A Diretoria de Formação realiza cursos à distância e presenciais para o aprimoramento da atuação de membros e servidores.

A Diretoria de Produção Editorial é responsável pela publicação da De Jure – revista acadêmica semestral, com tiragem de 3.500 exemplares –, da revista MPMG Jurídico - publicação quadrimestral, com tiragem de 3.500 exemplares – além de cartilhas e livros. Também são produzidos materiais audiovisuais.

A Diretoria de Estágios e Convênios é responsável por coordenar os estagiários da instituição, firmando convênios com faculdades para a contratação.

A Diretoria de Informação e Conhecimento coordena os espaços do Memorial do Ministério Público e da Biblioteca, além de oferecer serviços que tornam a atuação funcional mais eficiente, como a pesquisa jurídica, banco de dados de atos normativos e informativo de referência legislativa.

A Diretoria de Estudos e Pesquisas é responsável por realizar o levantamento de dados de pesquisas produzidas no âmbito dos diversos órgãos componentes do sistema de Justiça brasileiro, universidades e instituições de pesquisa. Realiza o acompanhamento, a produção e a análise de dados, indicadores e estatísticas de interesse institucional e acadêmico.