VoltarImprimir

Dúvidas Frequentes/Boas Práticas

01. Envie o processo apenas para as unidades interessadas
O ideal é que o trâmite do processo seja feito apenas entre as unidades em que nele devam atuar. Havendo necessidade de dar ciência a alguma outra unidade, inclua essa informação no documento.


02. Em caso de dúvida, sempre consulte o andamento dos processos
Quando não souber como atuar em um processo, clique na opção “Consultar Andamento”, abaixo da árvore do processo, para obter informações sobre a tramitação. Se a dúvida persistir, entre em contato com a unidade ou com o usuário que tramitou o processo.


03. Não assine documentos que devam ficar restritos à sua unidade
Ao assinar um documento interno, ainda que o processo não seja tramitado, este se torna acessível por usuários de outras unidades. Além disso, não é mais possível a sua edição ou exclusão.


04. Tenha cuidado ao inserir documentos externos
Ainda que o processo não tenha tramitado, a inserção de documentos externos faz com que eles fiquem visíveis para outras unidades, impossibilitando sua exclusão ou alteração.
 

05. Atenção aos documentos internos gerados pelo SEI!
Tais documentos contêm instruções de preenchimento entre colchetes que devem ser alteradas ou retiradas. Exemplo: [Digite Aqui], [Nome], [Cargo] etc.

06. Cuidado ao dar ciência em documentos de sua unidade
Se for realizado tal procedimento, documentos internos assinados, produzidos na sua unidade e que estejam com o sinal de "caneta amarela" não poderão ser mais alterados ou excluídos. Para sinalizar essa mudança de status, a caneta se torna preta.

07. Atenção ao enviar documentos por correspondência eletrônica SEI!
Os documentos internos assinados e os externos sem tramitação de processo não podem ser alterados ou excluídos se forem encaminhados pelo e-mail do sistema. No caso dos documentos internos que estiverem com o sinal da "caneta amarela", assim que for feito o envio, a caneta ficará preta, sinalizando a impossibilidade de edição. 

08. Ao incluir um novo documento reenvie todo o processo
Mesmo que o processo já esteja aberto na unidade de destino, tal procedimento fará com que ele fique destacado em vermelho na área de "Recibos" da unidade. É recomendado também solicitar o envio de um e-mail de aviso. Para tanto, existe um campo específico a ser marcado na tela de envio de processo.