VoltarImprimir

Programa História Oral

O Programa História Oral do Ministério Público de Minas Gerais se caracteriza por desenvolver projetos de pesquisa que visam resgatar a memória institucional e subsidiar a construção de sua história. Os temas de pesquisa são definidos no âmbito do Conselho Curador e se inserem nas linhas de pesquisa do Memorial.
 
Em fase inicial, o Programa História Oral do Ministério Público produziu entrevistas com personalidades da vida pública que influenciaram os rumos da Instituição (Ex-Presidente da República Itamar Franco; Deputado Federal Bonifácio José Tamm de Andrada; Ex-Ministro da Justiça e Deputado Federal Ibrahim Abi-Ackel) e com membros do Ministério Público que atuaram na Administração Superior (Ex-Procurador-Geral de Justiça Waldir Vieira; Ex-Corregedor-Geral Bernardo Mascarenhas Cançado; Procurador de Justiça Moacir Navarro).
 
Na segunda-fase,  produziu entrevistas com membros que exerceram o cargo de Corregedores-Gerais do Ministério Público até a gestão de 2010/2011: Afrânio Proença, Joaquim Cabral Netto, Ruth Lies Scholte Carvalho, Márcio Heli de Andrade, Manoel Divino de Siqueira e Antônio de Padova Marchi Júnior.
 
Dando continuidade, na terceira-fase, o Projeto História Oral do Ministério Público realizou pesquisa histórica sobre a gestão dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público mineiro. O recorte temporal da Fase III contemplou as gestões dos membros do Ministério Público que exerceram o cargo de Procurador-Geral de Justiça no período de 1980 a 2014. Foram entrevistados: Waldir Vieira, Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Márcio Decat de Moura, Tibúrcio Nogueira Lima, Castellar Modesto Guimarães Filho, Epaminondas Fulgêncio Neto, Nedens Ulisses Freire Vieira, Jarbas Soares Júnior, Alceu José Torres Marques e Carlos André Mariani Bittencourt.
 
Com o intuito de prosseguir, o Conselho Curador do Memorial do MPMG deliberou pelo tema de pesquisa sobre os "Serviços Auxiliares da Administração do MPMG". Nesta  quarta-fase, em andamento, foram indicados para participar, na condição de entrevistados, servidores que possam agregar conteúdos ao conjunto de atividades voltadas para o resgate da memória institucional.
 
 VÍDEOS DISPONÍVEIS
   

CORREGEDORES-GERAIS

Afrânio Proença

Joaquim Cabral Netto

Ruth Lies Scholte Carvalho

Márcio Heli de Andrade

Manoel Divino de Siqueira

Antônio de Pádova Marchi Júnior

 

PROCURADORES-GERAIS DE JUSTIÇA

Waldir Vieira

Alui?zio Alberto da Cruz Quinta?o

Márcio Decat de Moura

Tibúrcio Nogueira Lima

Castellar Modesto Guimarães Filho

Epaminondas Fulgêncio Neto

Nedens Ulisses Freire Vieira

Jarbas Soares Júnior

Alceu José Torres Marques 

Carlos André Mariani Bittencourt