VoltarImprimir

Memória em Destaque

Memória em Destaque

O projeto Memória em destaque tem como objetivo divulgar a história do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do acervo do Memorial da instituição. Mensalmente, objetos, documentos, fatos ou biografias são destacados no ambiente expositivo e apresentados nos veículos de comunicação da Procuradoria-Geral de Justiça, onde são evidenciadas peculiaridades e informações técnicas, descritivas e narrativas dos itens expostos. 

Destaque do mês

Panóplia

A panóplia, mais conhecida como suporte de bandeira ou pedestal, é composta por uma base onde são encaixados os mastros e anexadas as bandeiras. Os mastros, por sua vez, são as hastes das bandeiras (conhecidas também como postes ou paus de bandeira, quando fixos) e podem ser simples suportes de madeira, metal ou mesmo plástico. Se forem maiores que a altura normal de uma pessoa, geralmente se usa, para içar a bandeira, uma corda ligada a uma poleia no topo do mastro, sendo os seus extremos atados à base.

Curiosidades
Os mastros de bandeira são muitas vezes rematados por placas redondas, esferas, pontas de lança ou por elementos simbólicos. Os mastros do Memorial do Ministério Público de Minas Gerais possuem uma ponta de alumínio em forma de lança com 16 cm de altura e 5,30 cm de diâmetro. Quando muito altos ou suportando bandeiras de grandes dimensões, os mastros costumam ter estrutura complexa e mais resistência.


Confira os destaques anteriores: