VoltarImprimir

Memória em Destaque

Memória em Destaque

O projeto Memória em destaque tem como objetivo divulgar a história do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do acervo do Memorial da instituição. Mensalmente, objetos, documentos, fatos ou biografias são destacados no ambiente expositivo e apresentados nos veículos de comunicação da Procuradoria-Geral de Justiça, onde são evidenciadas peculiaridades e informações técnicas, descritivas e narrativas dos itens expostos. 

Destaque do mês


Placa de veículo oficial do Ministério Público

O primeiro sistema brasileiro de placas veiculares foi utilizado no país entre 1901 e 1940. Inicialmente, as placas eram pretas ou vermelhas com caracteres brancos. Ao longo das décadas, as configurações foram se modificando e, atualmente, a cor é de acordo com a categoria do veículo. As placas com fundo branco e caracteres pretos são utilizadas em veículos oficiais do Ministério Público e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

No Ministério Público, os carros oficiais usavam uma placa de Veículo Oficial do Ministério Público, para facilitar o seu reconhecimento. Essa placa possui uma pintura branca com uma faixa transversal partindo do canto inferior esquerdo até o canto superior direito na cor azul. Na parte superior da faixa, aparece a expressão MINISTÉRIO PÚBLICO, escrita em caixa alta e na cor vermelha; na parte inferior, há os símbolos da bandeira de Minas Gerais e a balança da Justiça na cor vermelha.

No dia 14 de setembro de 2011, foi doada ao Memorial do Ministério Público de Minas Gerais uma placa de Veículo Oficial do Ministério Público. A doação foi feita pelo Dr. Luiz Sasdelli Prudente, procurador de Justiça, e por seu pai, Dr. Luiz Prudente da Silva, que era procurador de Justiça aposentado e guardou a placa como memória da instituição.

 

Confira os destaques anteriores: