VoltarImprimir

Memória em Destaque

Memória em Destaque

O projeto Memória em destaque tem como objetivo divulgar a história do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do acervo do Memorial da instituição. Mensalmente, objetos, documentos, fatos ou biografias são destacados no ambiente expositivo e apresentados nos veículos de comunicação da Procuradoria-Geral de Justiça, onde são evidenciadas peculiaridades e informações técnicas, descritivas e narrativas dos itens expostos. 

Destaque do mês

Chancela de mesa

Também conhecida como "relevo seco" e "marca d'água", a chancela é um instrumento utilizado para validação, identificação ou personalização de documentos a partir de uma marca em relevo feita quando o equipamento é pressionado no papel, o que dificulta e evita falsificações.

O objeto é constituído por aparelho de acionamento e suporte, em que são adaptados os clichês – peças geralmente confeccionadas em zinco, que contêm os desenhos ou o texto que se quer marcar no papel. Como são peças removíveis, é possível utilizar diferentes clichês com um único aparelho.

Curiosidades
Esta chancela foi utilizada pela Diretoria de Estágios e Convênios Acadêmicos, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, na identificação e personalização de contrato e carteira de estágios. A marca produzida por ela é um círculo em cujo centro há o brasão do estado de Minas Gerais e, na borda, seguindo a forma circular, há os dizeres "Procuradoria-Geral de Justiça" e "Belo Horizonte - MG".



Confira os destaques anteriores: