VoltarImprimir

Memória em Destaque

Memória em Destaque

O projeto Memória em destaque tem como objetivo divulgar a história do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do acervo do Memorial da instituição. Mensalmente, objetos, documentos, fatos ou biografias são destacados no ambiente expositivo e apresentados nos veículos de comunicação da Procuradoria-Geral de Justiça, onde são evidenciadas peculiaridades e informações técnicas, descritivas e narrativas dos itens expostos. 

Destaque do mês

Medalha de Honra

A Medalha de Honra do Ministério Público é uma das três modalidades da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, destinada a agraciar pessoas que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou ao Ministério Público, mereçam especial distinção.
Instituída pela Resolução n.º 42 de 1º de agosto de 2007, a honraria é concedida aos procuradores de Justiça, quando tomam posse no cargo, bem como a pessoas que ocupam cargos de grande relevância no contexto jurídico, como ministros de Estado e do Judiciário, secretários de Estado, ocupantes de cargo nos Poderes da União ou dos Estados, em número não superior a cinco personalidades por ano.

Concessão
A concessão da Medalha de Honra é definida pela Comissão de Outorga, composta pelos dois Procuradores de Justiça mais antigos integrantes da Câmara de Procuradores de Justiça e por três Procuradores de Justiça indicados pelo Procurador-Geral de Justiça e presidida pelo membro do Ministério Público mais antigo, dentre estes.

Curiosidades
O nome da medalha é uma homenagem ao promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, assassinado em 2002 a mando de uma máfia de alteração de combustíveis que estava sob sua investigação.

 


Confira os destaques anteriores: