VoltarImprimir

Notícias

Meio Ambiente20/08/2019
Vale deverá financiar trabalhos da UFMG e da Copasa voltados aos recursos hídricos atingidos após tragédia em Brumadinho

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou, nesta quarta-feira, 20 de agosto, de audiência de instrução na 6ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias da capital, que contou também com representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública do estado e da mineradora Vale S/A.

Na audiência, a Justiça autorizou que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) elabore pesquisas e fiscalize a qualidade da água do Rio Paraopeba e que a Companhia de Saneamento do Estado (Copasa) realize campanha publicitária com foco na utilização e consumo de recursos hídricos, após o rompimento das barragens de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Todos os custos dos trabalhos serão financiados pela empresa, já condenada a recuperar os danos da tragédia.

Um recurso de R$3 milhões foi liberado para que a Copasa realize divulgação durante três semanas em 22 municípios do estado. Para a UFMG, foi ordenada transferência, inicialmente, de R$ 22 milhões, que serão utilizados para desenvolver pesquisas e projetos focados na reparação dos danos ambientais. A universidade federal também deve monitorar a qualidade da água superficial e subterrânea do rio Paraopeba.

Novas audiências

Os Ministérios Públicos Estadual e Federa e a Defensoria Pública de Minas reiteraram o pedido de extensão de todas medidas emergenciais em favor dos integrantes da comunidade quilombola de Pontinha. A Vale vai se manifestar sobre essa questão até a data da próxima audiência, marcada para o dia 24 de setembro, às 13h.

Foi definida também outra data de audiência para o dia 24 de outubro.

Leia também

MPMG acompanha situação de barragens de mineração no estado




Com informações do TJMG.


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
20/08/19