VoltarImprimir

Notícias

Institucional11/09/2019
Semana do Ministério Público 2019 discute o combate à criminalidade no país

Combate à criminalidade: diálogos, novas perspectivas e tecnologias. Sob este tema foi aberta na manhã desta quarta-feira, 11 de agosto, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, a Semana do Ministério Público de 2019. Até sexta-feira, 13, especialistas de todo o país participam de painéis, debates, exibições de filmes, entre outras atividades, quando serão avaliados temas como indicadores de violência e a sensação de insegurança que gera mais demandas da sociedade por ações do Ministério Público, como um dos protagonistas do sistema de Justiça.



Após a execução do hino nacional, cantado pelo Coral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do MPMG, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, iniciou seu  pronunciamento ratificando o compromisso de promotores e procuradores de Justiça e de servidores do MPMG com a defesa intransigente da constituição, o que significa atuação diária na defesa de políticas públicas e na valorização do ser humano. “Combatemos, no trabalho diário, uma estrutura muitas vezes perversa, com efeitos principalmente sobre a população mais vulnerável, função para a qual instituições como o MP foram forjadas pela Constituição”, afirmou Tonet.



Em relação ao tema central da Semana do MP, Tonet ressaltou que o combate à criminalidade atualmente demanda cada vez mais a adoção de novas ferramentas e a contínua atualização tecnológica. “Os criminosos, notadamente aqueles que mais prejuízos causam à sociedade, têm se sofisticado em suas ações. Assim, precisamos também seguir nessa direção, em uma proporção ainda maior”, disse, lembrando que algumas dessas soluções serão apresentadas e debatidas durante a programação.

Tonet apontou o momento como oportuno para as homenagens que serão feitas a autoridades e pessoas que se destacaram no socorro às vítimas e na apuração dos danos e responsabilidades relativas ao crime cometido pela mineradora Vale em Brumadinho. Eles receberão, junto com outras personalidades responsáveis por relevantes contribuições para a sociedade e para a cultura jurídica do país, a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos. A solenidade de entrega da comenda será na noite desta quarta-feira.

Veja aqui a lista de agraciados.

Além do procurador-geral de Justiça, o dispositivo de honra da abertura da Semana do MP contou, também, com as presenças do corregedor-geral do MPMG, Paulo Roberto Moreira Cançado; da ouvidora do MPMG, Maria Conceição de Assumpção Mello; do assessor de planejamento e infraestrutura da Defensoria Pública, Rafael de Freitas Cunha Lins; e do presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéias Xavier Gomes.

Semana do Ministério Público - 11.09.19 -  Abertura

Confira aqui a programação completa da Semana do Ministério Público 2019.


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
11/08/2019