VoltarImprimir

Notícias

Institucional12/03/2019
Reunião entre MPMG, AGU e CGU discute programa de integridade da Vale

O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, recebeu, na manhã dessa segunda-feira, 11 de março, o advogado-geral da União, André Mendonça. Durante a reunião de trabalho foram apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), relatórios do que foi realizado até aqui em relação a apuração das causas e responsabilidades pela tragédia de Brumadinho.

O advogado-geral da União afirmou ainda que os órgãos devem atuar conjuntamente na estruturação de um programa de integridade da Vale. A ideia é que o programa seja submetido à análise da CGU e que técnicos da pasta possam sugerir melhorias no compliance da empresa para reduzir a chance de que ocorram novos desastres e, para que, posteriormente, possam monitorar a implantação das medidas.

A AGU e a CGU se comprometeram a organizar e apresentar a formalização da cooperação entre suas estruturas e a força-tarefa interinstitucional integrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Advocacia-Geral do Estado (AGE), Defensoria Pública do Estado e da União, polícias Civil e Militar de Minas, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Além de Tonet e Mendonça, participaram da reunião o procurador-geral de Justiça adjunto jurídico, Márcio Heli de Andrade; a coordenadora estadual das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, Giselle Ribeiro de Oliveira; o procurador-geral federal, Leonardo Silva Lima Fernandes; o procurador-chefe da Procuradoria Federal em Minas Gerais, Gustavo Rosa; o coordenador-geral de patrimônio e meio ambiente da Procuradoria-Geral da União, Daniel Pais da Costa; o diretor de promoção e integridade da Controladoria-Geral da União, Pedro Ruske; e o procurador federal Marcelo Kokke.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
12/03/2019