VoltarImprimir

Notícias

Institucional12/04/2019
Promotor de Justiça recebe homenagem in memorian em São João del-Rei pelo trabalho no MPMG
Promotor de Justiça recebe homenagem in memorian em São João del-Rei pelo trabalho no MPMG

O auditório da sede das Promotorias de Justiça de São João del-Rei passou a ser denominado, desde quinta-feira, 11 de abril, Auditório Promotor de Justiça Bruno Lucena Barbosa. A homenagem foi idealizada pelos colegas do membro do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que atuava na cidade e faleceu precocemente, no ano passado.

“A dedicação à instituição e à sociedade que ele demonstrou e apregoou durante sua infelizmente curta trajetória no Ministério Público são razões mais do que justas para que ele fique eternizado, agora, não apenas na lembrança de quem conviveu com ele, mas nesse espaço tão nobre de nossa sede”, disse o coordenador das Promotorias de Justiça de São João del-Rei, Antônio Pedro da Silva Melo.

A emocionante cerimônia teve a presença dos pais de Bruno, Geraldo Barbosa Nascimento e Maria José Lucena Barbosa, que residem em Teófilo Otoni, terra natal de Bruno, da viúva, Daniela Helena Carneiro, e do filho, Arthur Carneiro Lucena Barbosa. Também compareceram uma irmã, tios e cunhados do homenageado.

A grande quantidade de instituições representadas no dispositivo de honra da solenidade demonstrou, segundo o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, o que Bruno Lucena Barbosa representou e o legado deixado por ele em São João del-Rei e nas demais comarcas por que passou – Betim, Malacacheta, Teófilo Otoni e Ipatinga.

Para Tonet, Bruno foi um promotor de Justiça que percebeu rapidamente a responsabilidade do Ministério Público no atual contexto social, se sintonizando com uma realidade em que se faz cada vez mais necessária a busca pela resolutividade. “Não podemos ficar encastelados nos gabinetes, mas sim interagir com a sociedade, com as demais instituições, nos colocando como parceiros para solucionar os problemas. Considero então que estamos irmanados, aqui, hoje, em torno de um homem, mas também em torno de uma ideia”, afirmou.

A conduta conciliadora de Bruno foi ressaltada também por seu pai, que, falando em nome da família, se referiu à homenagem como algo de que se orgulharão para sempre, principalmente pela paixão que o filho sempre expressava pelo Ministério Público. “Paixão vibrante pela carreira e pelo Direito, exercida sempre com elevado grau de zelo e uma postura respeitosa, ética e conciliadora, representações de seu caráter profundamente humano”, lembrou Geraldo Barbosa Nascimento.

A solidez dos fundamentos técnicos e a firmeza foram apontados por integrantes da magistratura e da OAB como características marcantes da atuação de Bruno enquanto promotor de Justiça e que fizeram com que ele conquistasse admiração e respeito de todos com quem convivia e trabalhava.

Compuseram o dispositivo de honra o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, o juiz diretor do Foro, Armando Barreto Marra, a coordenadora da Defensoria Pública, Renata de Oliveira Santos, o assessor do corregedor-geral do MPMG, promotor de Justiça Roberto Heleno Castro Júnior, o vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, José Silvério Perdigão, além de representantes do MPF, da OAB, do Exército, das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Também participaram da solenidade, os promotores de Justiça de São João del-Rei, a assessora do procurador-geral de Justiça, Kátia Suzane, que trabalhou com Bruno em Ipatinga, prefeitos e autoridades da região.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
12/04/2019