VoltarImprimir

Notícias

Consumidor04/10/2019
Procon-MG realiza palestras do Projeto Consumo Inteligente na Terceira Idade
Procon-MG realiza palestras do Projeto Consumo Inteligente na Terceira Idade

O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promoveu nessa quinta-feira, 3 de outubro, no Centro Cultural São Geraldo, em Belo Horizonte, mais uma ação educacional que integra o projeto Consumo Inteligente na Terceira Idade. Desta vez, o evento contou com a participação de 60 pessoas.

A assessora jurídica da Coordenadoria Estadual de Defesa do Direito de Família, das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (CFDI) Júnia Elizabeth expôs, com base no Estatuto do Idoso, quais os cuidados e atitudes preventivas devem ser tomadas nas relações de consumo. E ressaltou que o Estatuto também abrange, além de outras garantias, medidas de proteção ao idoso, atendimento prioritário, direito à saúde, ao esporte e ao lazer, entre outros.

Os direitos e deveres do consumidor, assim como a sensibilização na terceira idade, foram temas abordados pela assessora jurídica do Procon-MG Regina Sturm, que explicou os riscos que as pessoas idosas correm, por serem mais passíveis de sofrerem abusos de serviços ofertados por instituições financeiras.

Ações realizadas em Setembro

No mês de setembro, foram realizados outros três encontros em Belo Horizonte. Cerca de 100 pessoas participaram das atividades. Os assessores jurídicos do Procon-MG Christiane Pedersoli, Regina Sturm Vilela e Ricardo Amorim abordaram assuntos relacionados à era do hiperconsumo – de uma sociedade hedonista – que consome por prazer e não por necessidade.

Os participantes também receberam orientações, de acordo com Código de Defesa do Consumidor (CDC), em relação aos cuidados que os consumidores devem tomar sobre assinaturas de contratos, em especial contratação de empréstimos, além de serem informados sobre a ferramenta de “Bloqueio de Telemarketing” disponível no site do Procon-MG e sobre os órgãos em que o consumidor pode registrar reclamações.

Ação Educacional na Procuradoria-Geral de Justiça

O Procon-MG promoverá, no dia 15 de outubro, às 14 horas, no Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte (Av. Álvares Cabral, 1.690, 1º andar), o evento Consumo Inteligente na Terceira Idade.

A ação, que contará com a participação do coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, do procurador de Justiça do MPMG Bertoldo Mateus de Oliveira Filho e também com a assessora jurídica do Procon-MG Regina Sturm Vilela, será aberta à população e abordará, com o apoio do Estatuto do Idoso, as relações de consumo e também direitos e deveres do consumidor de acordo com o CDC. Haverá ainda uma sensibilização a respeito do consumo na terceira idade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aquiou pelos telefones 3250-4695 e 3250-4696.


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
04/10/2019