VoltarImprimir

Notícias

Crime Cibernético12/08/2019
Por dentro do MP discute “Crimes cibernéticos – prevenção e repressão” com alunos do Colégio Santo Agostinho

Nesta segunda-feira, 12 de agosto, o programa “Por Dentro do MP” promoveu palestra para alunos entre 12 e 15 anos do Colégio Santo Agostinho - Unidade Nova Lima com o tema “Crimes Cibernéticos – prevenção e repressão”. A promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Christianne Cotrim Assad Bensoussan, coordenadora estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, foi a responsável por ministrar a palestra e destacou a importância de uma utilização consciente e saudável da internet, já que esta reflete diretamente na sociedade.

Christianne apresentou dados sobre o uso da internet. São aproximadamente 4,3 bilhões de usuários e 30 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo. Diante disso, segundo ela, são muitos os casos onde ocorre o uso criminoso da rede. A promotora falou sobre os principais desafios da investigação cibernética. “A internet é muito jovem, e as nossas leis são muito velhas, o que torna muito complexo o trabalho de penalizar as ações, já que várias condutas que ocorrem no ambiente virtual ainda não têm punição prevista em lei”, afirmou.



Foram apresentadas também dicas sobre o uso de redes sociais, o procedimento que deve ser seguido diante de uma prática de crime cibernético, como, por exemplo, não se desfazer das provas, fazer backup da conta no aplicativo onde o crime ocorreu e, no caso dos adolescentes, conversar com os pais ou responsáveis.
 
A promotora destacou ainda os cuidados que devem ser tomados no ambiente de jogos virtuais, a necessidade de maior proteção das senhas, além do cuidado com perfis falsos, fotos publicadas e outras ações que podem causar transtornos aos usuários da internet. Foram exibidos, a título exemplificativo, alguns vídeos com casos conhecidos de crimes cibernéticos e, por fim, foi abordado o tema ciberbullying, prática recorrente entre os adolescentes.

Antes de iniciar a palestra, os participantes assistiram a um vídeo institucional que apresentou a eles o Ministério Público e suas áreas de atuação. E, após a palestra, Christianne Cotrim respondeu perguntas sobre o tema.
 
Por Dentro do MP
Com o objetivo de aproximar o MPMG da sociedade, o programa leva a estudantes, educadores e entidades civis informações sobre as funções, áreas de atuação e formas de acesso à instituição e sobre o trabalho de procuradores e promotores de Justiça. O programa busca também conscientizar o cidadão sobre seus direitos e deveres e, assim, disseminar valores democráticos.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail pordentrodomp@mpmg.mp.br ou pelo telefone (31) 3330-8161. Para agendar visitas, clique aqui.



Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
08/08/2019