VoltarImprimir

Notícias

Crime Organizado19/07/2019
Organização criminosa é condenada por furto de combustível da Petrobras em Monte Alegre de Minas e terá que pagar indenização de quase R$ 4,5 milhões

A Justiça julgou procedente ação penal proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)  e condenou uma organização criminosa com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, por furto de combustíveis da Petrobras no Povoado dos Garcias, zona rural de Monte Alegre de Minas. O grupo terá, ainda, que pagar indenização de R$4.478.707,97.

Em fevereiro de 2019, logo após desvendar o crime, o MPMG denunciou cinco homens pela prática de organização criminosa, furto qualificado e receptação. Segundo a denúncia, eles se associaram para o desvio de aproximadamente 3.400 litros de óleo diesel de propriedade da Petrobras. O grupo teve acesso ao duto da Petrobras no Povoado dos Garcia, zona rural de Monte Alegre de Minas, e, segundo laudo pericial, conectaram um cano metálico com solda artesanal na tubulação, desviando o combustível.

Conforme a denúncia, a organização criminosa era comandada por um grupo de irmãos mecânicos, que possuem conhecimentos técnicos suficientes para romper o duto sem causar explosão. Além disso, na estrutura da organização existia um grupo responsável pelo transporte de combustíveis até o destino final, postos da região e a sede da organização em Uberlândia.

De acordo com o promotor de Justiça Thiago Ferraz de Oliveira, responsável pela denúncia, a Justiça apresentou resposta rápida à sociedade de Monte Alegre de Minas e da região do Triângulo Mineiro, já que a organização criminosa foi desvendada em fevereiro e a sentença proferida menos de cinco meses depois, no dia 10 de julho.

Ainda segundo o promotor, a indenização fixada encontra-se baseada em laudo pericial, de onde é possível extrair os prejuízos causados à vítima, não apenas com a subtração do combustível, mas também com a recuperação de todo o duto da Petrobras.

Há outras investigações em andamento no MPMG para apurar atuação semelhante.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
19/07/2019