VoltarImprimir

Notícias

Crime Organizado30/04/2021
Operação Leão de Nemeia desarticula organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Formiga e região

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Crime Organizado de Formiga, e as polícias Civil, Militar e Penal realizaram hoje, 30 de abril, a operação Leão de Nemeia, deflagrada em Formiga, Arcos, Córrego Fundo e Pimenta, no Centro-Oeste de Minas, e em Campos Altos, no Alta Paranaíba. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região.

A operação cumpriu 42 mandados de busca e apreensão e prendeu 13 pessoas. A ação apreendeu mais de 16 quilos de drogas, veículos, munições, cheques, R$ 21 mil em dinheiro, celulares, balanças de precisão, cofres e máquinas de cartão. Ao todo, 200 policiais, em 50 viaturas, participaram da operação, que contou com o apoio de aeronaves e cães farejadores.

De acordo com a investigação que durou um ano, a organização criminosa era a principal fornecedora de drogas para a região, sendo 95% do abastecimento de entorpecentes para Formiga vindos do grupo. Uma empresa de turismo do Mato Grosso e outra de veículos de luxo de Cuiabá realizavam a lavagem de dinheiro para a organização, que teria movimentado cerca de R$40 milhões em dois anos.

A investigação apurou quem eram os responsáveis pela entrega e pela mistura das drogas, que seriam enterradas em locais de criação de abelha para dificultar a atuação da polícia. O grupo ainda usava dois veículos adulterados para a distribuição das drogas, sendo que um deles possuía compartimento secreto para o armazenamento dos entorpecentes.

Acompanharam a operação o promotor de Justiça Ângelo Ansanelli Júnior, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas, Rogério Greco, o chefe da Polícia Civil, Joaquim Neto, o chefe da 7ª Regional da Polícia Civil de Divinópolis, Flávio Destro, o delegado regional Tiago Veiga e o tenente-coronel Fábio Gotelip.

O nome da operação vem da mitologia grega. O Leão de Nemeia era uma fera com pelo impenetrável pelas armas humanas e cujo rugido era ouvido a quilômetros. Ninguém conseguiu derrotar o animal, até que Hércules, o herói grego, o estrangulou, em seguida, retirou sua pele, que lhe serviu de escudo, e sua cabeça, que passou a ser usada como elmo pelo semideus.  

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
30/04/2021