VoltarImprimir

Notícias

Institucional18/12/2020
Novos membros do Conselho Superior e ouvidora do MPMG tomam posse

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou na manhã de hoje, 18 de dezembro, uma cerimônia na qual tomaram posse os membros do Conselho Superior do Ministério Público, para o exercício de 2021, e a ouvidora da instituição, para o biênio 2021/2022. Em razão da pandemia de Covid-19, a cerimônia, realizada no Auditório Azul da Procuradoria-Geral de Justiça com um número reduzido de pessoas e seguindo protocolos sanitários, foi transmitida pelo canal oficial do MPMG no YouTube.

Compuseram a mesa, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral do MPMG, Luciano França da Silveira Júnior; a ouvidora do MPMG, Maria Conceição de Assumpção Mello; a ouvidora-geral adjunta Kathleen Garcia, representando a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud Siqueira; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéias Xavier Gomes.



Conselho Superior
O órgão colegiado é composto pelo procurador-geral de Justiça, que o preside, pelo corregedor-geral do Ministério Público e por nove procuradores de Justiça eleitos por todos os integrantes da carreira, para mandato de um ano. Hoje, foram empossados Antônio de Pádova Marchi Júnior, Eduardo Nepomuceno de Sousa, Evaristo Soares Moreira Júnior, Fernando César de Mattos, Jacson Rafael Campomizzi, José Fernando Marreiros Sarabando, Marco Antônio Lopes de Almeida, Paulo Roberto Moreira Cançado e Rodrigo Cançado Anaya Rojas.



O termo de compromisso foi lido pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Moreira Cançado. Ao falar em nome dos novos integrantes do Conselho, Eduardo Nepomuceno de Sousa disse que o desafio assumido por eles será enfrentado com muito trabalho e respeito aos valores mais caros, como a fraternidade. “Pensar em nós é pensar no outro, em busca de um mundo mais justo e fraterno”.



Em nome do Colégio de Procuradores, o corregedor-geral do Ministério Público saudou os empossados elencando qualidades pessoais e virtudes funcionais dos novos conselheiros. Luciano França da Silveira Júnior ressaltou ainda a importância dos debates e deliberações inerentes ao órgão colegiado, segundo ele, instância protagonista no caminhar ministerial.

Ouvidoria do MPMG
Pautada pelos princípios da ética e da transparência, a Ouvidoria é um canal permanente de comunicação do cidadão, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos com o MPMG. Na manhã de hoje, a promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus assumiu o cargo de ouvidora do MPMG, para o biênio 2021/2022, sucedendo a procuradora de Justiça Maria Conceição de Assumpção Mello.



Maria da Conceição de Assumpção Mello falou sobre o trabalho desenvolvido e a experiência adquirida nos dois anos em que esteve à frente do órgão. Após a assinatura do termo de posse, já como ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus destacou a relevância da Ouvidoria como ponte entre o MPMG e o cidadão e também como local de escuta das angústias e dificuldades vividas pelo promotor de Justiça na sua atuação ministerial. Nádia, titular da comarca de Santo Antônio do Monte, é a primeira promotora de Justiça a assumir o cargo de ouvidora do MPMG.



Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, ressaltou o histórico funcional irretocável, o vasto conhecimento jurídico e a inegável experiência profissional dos novos membros do Conselho Superior. Também parabenizou a procuradora de Justiça Maria Conceição de Assumpção Mello pela dedicação e eficiência com que desempenhou as funções de ouvidora do Ministério Público. Sobre a nova ouvidora do MPMG, Jarbas Soares Júnior destacou a dedicação e o zelo com que atuou por 30 anos em comarcas de primeira entrância. “Nádia sabe da dor do povo e também a do promotor de Justiça. Sozinha por 24 anos em Santo Antônio do Monte, conhece como poucos a realidade de uma Promotoria de primeira entrância. Conhecendo essa realidade árdua, saberá o melhor remédio para cada situação”.   

 
Ministério Público de Minas Gerais   
Superintendência de Comunicação Integrada  
Diretoria de Imprensa  
Twitter: @MPMG_Oficial  
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial  
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial  
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br  
18/12/20