VoltarImprimir

Notícias

Direitos Humanos12/04/2018
MPMG realiza mutirão com atingidos pela lama da Samarco na zona rural de Mariana
MPMG realiza mutirão com atingidos pela lama da Samarco na zona rural de Mariana

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Mariana, com o apoio do Programa Diálogos Comunitários, realizou, no dia 7 de abril, o primeiro mutirão para identificar atingidos que ainda não receberam os auxílios emergenciais em razão do rompimento da barragem de Fundão. A ação ocorreu no distrito de Camargos, uma das oito comunidades de Mariana afetadas pelo desastre.

Durante a coleta dos termos, os atingidos tiveram oportunidade de relatar como o rompimento da barragem afetou suas vidas e a economia do distrito, ocasionando a diminuição da renda das famílias. As consequências do desastre foram sentidas, por exemplo, no setor de turismo, atividade prejudicada pela lama de rejeitos que destruiu comunidades do entorno.

Outras situações negativas também foram verificadas durante o mutirão, a exemplo da ampliação do deslocamento escolar. Crianças moradoras de Camargos, atualmente, precisam percorrer cerca de 20 km até Mariana para estudar. Antes do desastre, elas estudavam em Bento Rodrigues, a apenas 6 km de distância.

Outros dois mutirões estão marcados para os próximos dias nas comunidades de Pedras, Borba e Campinas, Paracatu de Cima e Ponte do Gama.



Fonte: CAODH

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
05/04/2018
 


Compartilhar: