VoltarImprimir

Notícias

Institucional15/09/2020
MPMG realiza entrega da Medalha do Mérito a agraciados de 2020

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu início nesta terça-feira, 15 de setembro, à entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos aos agraciados de 2020 nas categorias Medalha de Honra e Comenda.

Como medida de segurança em virtude da pandemia do novo coronavírus, as demais entregas estão sendo realizadas individualmente no gabinete do procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet. O Grande Colar foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, na solenidade de abertura da Semana do Ministério Público 2020, na última sexta-feira.

Nesta terça-feira foram agraciados o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Mascarenhas Eto; a Aecom do Brasil, representada pelo diretor-presidente, Vicente Mello; e o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Tadeu Martins Leite.

Veja aqui mais fotos dos agraciamentos.

O secretário de Governo foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, pelo secretário-geral do MPMG, promotor de Justiça João Medeiros Silva Neto; pelo diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG, procurador de Justiça Edson Ribeiro Baeta; e pela assessora especial do PGJ, promotora de Justiça Kátia Suzane Lima Mendes Araújo.

Segundo Igor Eto, a homenagem do MPMG é um ponto alto de uma relação de muita transparência, confiança e harmonia entre o Poder Executivo e o Ministério Público, o que reforça uma importante parceria para solucionar os problemas tão complexos do Estado. “Temos o entendimento de que sozinhos não conseguimos alcançar os objetivos para o cidadão. Entretanto, quando nos unimos e juntamos forças, quem se beneficia é a sociedade mineira”, ressaltou o secretário.

Os promotores de Justiça João Medeiros Silva Neto e Carlos Henrique Tôrres de Souza, chefe de gabinete do MPMG, participaram da entrega da medalha para o deputado Tadeu Leite, que afirmou ser essa uma das homenagens mais importantes que ele teve a honra de receber em sua vida pública, não só pelo valor deste reconhecimento, mas também pela relevância da instituição que é o Ministério Público. “A honraria me traz ainda mais responsabilidade e determinação para contribuir com a construção de uma sociedade melhor. É nosso dever não só representar, mas também colaborar com a busca por mais justiça e dignidade para todos”, agradeceu o deputado.

O presidente da Aecom, Vicente Mello, foi recepcionado pelo secretário-geral, João Medeiros, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, promotora de Justiça Andressa Lanchotti e pela assessora do MPMG em atuação no Caoma  Júlia Vilela Carvalho. Andressa lembrou que a relação da Aecom com o MPMG se iniciou em 2016, como auditora independente para a reparação da Bacia do Rio Doce.

Após o desastre de Brumadinho, a atuação célere e efetiva da empresa foi fundamental para garantir a segurança da Barragem B-VI, danificada no rompimento. Atualmente, a empresa atua também como auditora independente do MPMG para as minas da Vale em Itabira, assim como para a revisão de todos os estudos de ruptura hipotética e dos planos de fauna da mineradora. 

“Para a Aecom, é uma honra esse reconhecimento do MPMG por esses últimos anos de dedicação, atuando como suporte técnico em resposta aos desastres de Mariana e de Brumadinho”, comemorou o diretor-presidente da empresa, Vicente Mello.

Igor Eto
Formado em Administração de Empresas pelo Ibmec Minas Gerais,Igor Mascarenhas Eto iniciou sua trajetória profissional na iniciativa privada antes de se filiar ao Partido Novo. Coordenou a campanha eleitoral do governador Romeu Zema e assumiu o cargo de Secretário-Geral no governo. Desde março de 2020 ocupa o cargo de secretário de Governo do Estado de Minas Gerais.
 
Tadeu Leite
O deputado estadual Tadeu Martins Leite, que hoje está em seu terceiro mandato, foi, aos 23 anos de idade, o deputado mais jovem eleito na história do Legislativo mineiro. Foi também o mais jovem secretário de Estado de Minas Gerais, ao ser nomeado, em fevereiro de 2015, para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, onde, entre outras ações, coordenou a força-tarefa criada pelo governo de Minas para avaliar as consequências da tragédia de Mariana e reativou o processo de regularização fundiária urbana no estado.

Aecom
Maior empresa de engenharia consultiva?nas áreas de infraestrutura e meio ambiente do mundo, a Aecom presta serviços profissionais ao longo do ciclo completo dos projetos – desde licenciamento, planejamento, desenhos e soluções de engenharia até o gerenciamento da construção. Atua ainda em projetos envolvendo as áreas de resposta a desastres, transporte, edificações, saneamento básico, infraestrutura pública, energia e ambiental.

A Medalha
A Medalha do Mérito Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos é conferida anualmente àqueles que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Ministério Público, têm contribuído para o desenvolvimento do país e para a justiça social.

Neste ano, além dos agraciamentos tradicionais, a instituição homenageia pessoas e entidades que, de alguma maneira, contribuíram para minimizar os inúmeros impactos sociais, ambientais, econômicos e políticos decorrentes da Covid-19.

Personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito do MPMG 2020

Grande Colar
Agostinho Célio Andrade Patrus – Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Medalha de Honra
Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva - Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
Luiz Tadeu Martins Leite – Deputado Estadual de Minas Gerais
Otto Alexandre Levy Reis – Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
Rodrigo Sousa Rodrigues – coronel PM Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais
Sérgio Pessoa de Paula Castro - Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais

Comenda
AECOM do Brasil - Vicente Mello, diretor-presidente
Ana Cláudia Oliveira Perry – Delegada de Polícia Civil de Minas Gerais
Arlélio de Carvalho Lage - procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Áurea Maria Brasil Santos Perez – Desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Cássio Antônio Ferreira Soares – Deputado Estadual de Minas Gerais
Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues - tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais
Diana de Lima Prata Camargos - Defensora Pública de Minas Gerais
Equipe da Pastoral do Povo da Rua – Claudenice Rodrigues Lopes, Irmã Maria
Cristina Bove Roletti, Roseni Terezinha Schmidth Ferraz Oliveira, Irmã Solange de Fátima Damião
Flodesmidt Riani – procurador de Justiça do MPMG aposentado
Germano Luiz Gomes Vieira - Secretário de Estado de Governo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Igor Mascarenhas Eto - Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais
Instituto dos Advogados de Minas Gerais - Felipe Martins Pinto, presidente
Isabela de Holanda Cavalcanti – procuradora-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais.
Jackson Machado Pinto – Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Laura Maria Machado Medioli – cronista
Luciana Paione de Carvalho – assistente social do Hospital Eduardo de Menezes
Luís Carlos Parreiras Abritta – advogado
Maria Luíza Pereira Rondas – servidora do MPMG (in memorian)
Titane (Ana Iris Teixeira Silveira) - cantora
Valéria Rita Moreira dos Santos – servidora do MPMG

Fotos: Eric Bezerra/MPMG

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
15/09/2020