VoltarImprimir

Notícias

Meio Ambiente13/06/2018
MPMG promove curso sobre avaliação de ruído ambiental em Ponte Nova, na Zona da Mata
MPMG promove curso sobre avaliação de ruído ambiental em Ponte Nova, na Zona da Mata

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Ponte Nova, realiza, nos dias 12 e 13 de junho, o curso Operação de decibelímetros: medição e avaliação de ruído ambiental. O objetivo é capacitar técnicos e profissionais de municípios da comarca, para que possam fazer levantamento, tratamento, interpretação e avaliação de dados relacionados à acústica ambiental. A atividade é essencial para se decidir se há conforto acústico ou poluição sonora em ambientes urbanos abertos ou fechados.

O curso é uma parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente de Ponte Nova, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros e Amparo da Serra e com os setores de posturas das Prefeituras de Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce, Acaiaca, Barra Longa e Abre Campo. Para os participantes, trata-se de oportunidade para se adquirir e aperfeiçoar as condições individuais de elaboração de relatórios técnicos dentro dos padrões nacionais e internacionais.

O promotor de Justiça Thiago Fernandes de Carvalho apresentou aspectos jurídicos relacionados ao tema e três engenheiros da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MPMG completaram o quadro de docentes, que, além de apresentar fundamentos teóricos relativos à avaliação e medição de ruído ambiental,  ministraram atividades práticas.

Segundo Thiago Carvalho, “busca-se um trabalho de qualidade, a partir da melhor aferição dos níveis de ruídos, possibilitando atuação adequada dos fiscais e responsáveis pelas questões ambientais em âmbito local e consciente autuação de infratores”.

Fonte: Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Ponte Nova
 


Compartilhar: