VoltarImprimir

Notícias

Institucional12/06/2019
MPMG presta homenagem a promotor de Justiça que atuou por 26 anos em Conselheiro Lafaiete
MPMG presta homenagem a promotor de Justiça que atuou por 26 anos em Conselheiro Lafaiete

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) homenageou nessa terça-feira, 11 de junho, o promotor de Justiça Carlúcio Fleurs Dias, falecido em novembro de 2018. O auditório da sede do MPMG em Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado, recebeu o nome do promotor de Justiça como reconhecimento da instituição pelos quase 30 anos de serviços prestados ao Ministério Público.

De acordo com o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet, “em tempos nos quais estamos totalmente conectados a computadores, telefones celulares, tablets e absorvidos com novas tecnologias, nós, das Ciências Humanas, do Direito, estamos aos poucos nos esquecendo de como são importantes as relações humanas, como elas fazem a diferença na nossa vida. O contato diário, com sinceridade, com humildade e com bons propósitos. O promotor de Justiça Carlúcio Fleurs tinha essa capacidade de se relacionar com todos e isso se reflete nessa homenagem, onde podemos ver várias instituições representadas e também a população de Lafaiete”, destacou Tonet.

Ainda segundo o procurador-geral de Justiça, “o exemplo deixado por Carlúcio deve ser seguido por nós no dia a dia. Por mais autoridade que possamos ter, por mais tecnologia que esteja à nossa disposição, temos que colher da vida do Carlúcio a importância das relações pessoais”.

O promotor de Justiça Glauco Peregrino, coordenador das Promotorias de Justiça de Conselheiro Lafaiete, lembrou que Carlúcio foi o primeiro a recebê-lo logo que chegou à comarca. “Quando cheguei, fui recebido de forma acolhedora, fraternal. Foram 15 anos de convívio, foi uma das pessoas de alma mais pura que conheci na minha vida. Um enorme coração, com uma enorme preocupação sempre em fazer o bem. Carlúcio era uma pessoa integrada à comunidade em que vivia e extremamente responsável com seu trabalho”, destacou Glauco.

Glauco Peregrino ressaltou a enorme preocupação do homenageado em fazer o bem, não obstante todas as agruras e asperezas que o cargo de promotor de Justiça muitas vezes impõe. “Carlúcio marcou de forma indelével sua passagem pelo Ministério Público e por Conselheiro Lafaiete. Dar esse auditório com o nome dele é uma singela homenagem que fazemos para que ele seja eternizado entre nós”.

O juiz de Direito José Aluísio Neves da Silva, disse que “acrescentar algo à pessoa de Carlúcio é difícil. Sempre pautou sua vida pela simplicidade, mas sendo um profissional absolutamente confiável. Carlúcio era respeitado não só na comunidade jurídica, mas na cidade como um todo. Pai de família, membro do Ministério Público, cidadão de correção ímpar em todas as suas atividades. Devemos guardar no coração e que sirva de exemplo no caminho de cada um de nós. Independente da homenagem feita hoje, esse prédio já teria a figura do Carlúcio, pois todos irão se lembrar dele quando aqui estiveram”, ressaltou o juiz.

Trajetória
Carlúcio Fleurs Dias nasceu em Almenara, na região do Vale do Jequitinhonha. Graduou-se em Direito em 1982. Em 1989 ingressou no MPMG. Trabalhou nas comarcas de Jacuí, Jequitinhonha, São Sebastião do Paraíso e Conselheiro Lafaiete, local onde permaneceu entre 1992 e 2018.

Presenças
Além de familiares do homenageado e dos promotores de Justiça e servidores de Conselheiro Lafaiete, estiveram presentes diversas autoridades locais e membros do MPMG de outras comarcas. Acompanharam o procurador-geral de Justiça, o secretário-geral, promotor de Justiça João Medeiros, e o chefe de gabinete, Carlos Henrique Torres de Souza.


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
12/06/19