VoltarImprimir

Notícias

Institucional16/10/2020
MPMG empossa três procuradores de Justiça

Nesta sexta-feira, 16 de outubro, os promotores de Justiça Amauri Artimos da Matta, Evaristo Soares Moreira Júnior e Fernando César de Mattos tomaram posse no cargo de procurador de Justiça. A cerimônia ocorreu em sessão solene da Câmara de Procuradores, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, que estava ao lado do corregedor-geral do MPMG, Luciano França da Silveira Júnior, da vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Larissa Rodrigues Amaral, e de membros da Administração.



A solenidade foi realizada no gabinete do procurador-geral de Justiça, sem a presença de convidados externos, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Fernando César de Mattos, que falou em nome dos empossandos, pontuou que a realização de uma cerimônia restrita foi uma preferência deles mesmos, prontamente atendida pela Procuradoria-Geral. “Estamos presenciando o Ministério Público tomar medidas para evitar aglomerações, e configuraria um contrassenso se celebrássemos esse momento de forma festiva e não da forma singela como estamos fazendo”, observou o novo procurador.



Fernando afirmou, no entanto, que, apesar das poucas presenças, foi reconfortante estar ao lado, no momento da posse, de “irmãos” que participaram de sua caminhada dentro do MPMG e também compartilhar a promoção com colegas tão dedicados e competentes como Amauri e Evaristo. “Já começamos a sentir saudades do trabalho na Promotoria, mas vamos dar continuidade a ele levando para a 2ª instância a experiência e sensibilidade adquiridas, atuando com a mesma vontade de defender o Estado Democrático de Direito e o bem comum”, disse ele.



O procurador-geral de Justiça agraciou os três procuradores com a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, em cumprimento à Lei Complementar n.º 34, de 1994. Tonet os parabenizou pela posse destacando o valor e o coleguismo demonstrados por eles como membros do MPMG, cada um com suas características e especialidades.

A nova etapa nas Procuradorias de Justiça se dará, segundo Tonet, dentro de um ambiente de muita intensidade e dinamismo que tem marcado os órgãos de segundo grau. “Estou certo de que será o prosseguimento de belíssimas carreiras, com o compromisso renovado na defesa de políticas públicas e no comprometimento com a coletividade, contribuindo para elevar cada dia mais o reconhecimento, que tanto nos orgulha, do papel indelegável exercido pelo Ministério Público”, afirmou.



Veja abaixo as trajetórias dos novos procuradores de Justiça.

Fernando César de Mattos
Ingressou no MPMG em agosto de 1989, sendo designado como promotor de Justiça auxiliar para cooperar com os trabalhos de instalação da comarca de Ribeirão das Neves, então pertencente à comarca de Pedro Leopoldo. Atuou ainda em Abaeté e Uberaba, nessa última nas áreas Criminal e de Família. Em 1999 ocupou o cargo de promotor de Justiça Militar da Capital, e entre fevereiro de 2001 e dezembro de 2003, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Ordem Econômica e Tributária. Em seguida, assumiu a função de promotor de Justiça de Família, que ocupava até a promoção a procurador.

Amauri Artimos da Matta
Atual coordenador do Procon-MG, ingressou no MPMG em agosto de 1988. Atuou em Nova Resende, Carangola e Sete Lagoas. Desde 2000 é promotor de Justiça em Belo Horizonte, sempre com atuação na área de Defesa do Consumidor. É membro do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e presidente do Conselho Consultivo da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG).

Evaristo Soares Moreira Júnior
Ingressou no MPMG em março de 1995. Atuou como promotor de Justiça substituto nas comarcas de Peçanha, Ibiá e Esmeraldas, e como titular em Raul Soares e Contagem. Na capital, para onde foi promovido em 2000, foi titular na 2ª PJ (Juízo de Família), na 6ª PJ (Juízo Cível) e na 15ª PJ (Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural), tendo exercido a função de coordenador em todas elas. Atualmente é o coordenador das 15ª e 16ª PJ’s da Capital (Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo).

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
16/10/2020