VoltarImprimir

Notícias

Institucional29/11/2019
MPMG empossa três novos procuradores de Justiça

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, as promotoras de Justiça Andréa de Figueiredo Soares e Tânia Regina Soares Machado e o promotor de Justiça Edson Ribeiro Baeta tomaram posse no cargo de procurador de Justiça. A cerimônia ocorreu em sessão solene da Câmara de Procuradores de Justiça, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, que estava ao lado do corregedor-geral do MPMG, Paulo Roberto Moreira Cançado, e de outras autoridades.

Participaram da solenidade, representantes do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública de Minas Gerais, da Polícia Militar, da Procuradoria do Estado, da Associação dos Membros do Ministério Público de Minas Gerais (AMMP) e do sindicato dos servidores da instituição (Sindsempmg), entre outros.

A procuradora de Justiça Tânia Regina Soares Machado leu o juramento do cargo. E após a leitura do termo de compromisso e da assinatura do livro de posse, os novos procuradores de Justiça receberam a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos.

Em nome da Câmara de Procuradores de Justiça, falou Antônio de Padova Marchi Júnior. Ao se referir à função do Ministério Público na defesa da cidadania, ele destacou a importância da atuação de todos os integrantes da instituição na promoção do bem comum e no respeito à constituição.

Em nome dos empossados, falou o procurador de Justiça Edson Ribeiro Baeta. Ao mencionar a cerimonia de posse, ele disse que os três novos procuradores de Justiça estão ali, não apenas num ato solene, mas “reafirmando, em juramento, um compromisso com a Constituição da República e com os valores democráticos nela inseridos” disse.

Em outro trecho, afirmou que o Brasil vive uma grave crise, com ataques constantes aos princípios democráticos previstos na Constituição. “Nesse contexto de atrocidades, o papel do Ministério Público é ainda mais fundamental para reafirmar os valores do estado democrático de direito”, disse

No encerramento da solenidade, o procurador-geral de Justiça foi enfático ao afirmar que o MPMG é reconhecido em todo o Brasil porque seus integrantes são comprometidos com a causa da sociedade. E que a chegada de três novos procuradores representa uma renovação institucional para o enfrentamento à corrupção e para a implementação de novas medidas de defesa dos direitos humanos.


Posse Procuradores  MPMG -  Tânia Regina, Andréia de Figueiredo, Edson Baeta - 29.11.19

Clique na foto acima para acessar outras imagens da posse.

CURRÍCULO

Andréa de Figueiredo Soares
Ingressou no MPMG em junho de 1992. Atuou nas comarcas de Pará de Minas, Nova Serrana e Pitangui, Divinópolis. Em dezembro de 2000, foi promovida para a comarca de Belo Horizonte, onde atuou junto às Promotorias de Justiça Militar, Família, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Consumidor.

Tânia Regina Soares Machado
Ingressou no MPMG em 1992, Atuou nas comarcas de Malacacheta, Espera Feliz, Areado, Pirapora, Teófilo Otoni. Em 1999, foi promovida para a comarca de Belo Horizonte, onde atuou nas Promotorias de Justiça de Infância e Juventude, Juizado Especial Criminal, Tutela de Fundações, Fazenda Pública e Feitos Tributários.

Edson Ribeiro Baeta
Ingressou no MPMG em 1992. Atuou nas comarcas de Inhapim, Caratinga, João Monlevade, Timóteo e Coronel Fabriciano. Em BH, foi titular nas Promotorias de Justiça Criminal, Patrimônio Público, I Tribunal do Júri, Família e Cível. Foi chefe de gabinete de 2016 a 2019. Atualmente é diretor do Ceaf.

 Fotos: Eric Bezerra

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
29/11/2019