VoltarImprimir

Notícias

Fundações31/08/2021
MPMG e parceiros iniciam programa sobre compliance nesta quarta-feira

Com o objetivo de disseminar o conhecimento prático sobre Compliance e Ética em Gestão, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e Entidades de Interesse Social (CAOTS), a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) iniciarão nesta quarta-feira, 1º de setembro, a primeira turma do Programa Hands-on Compliance para 70 fundações privadas de Minas Gerais. O curso, gratuito e virtual, se dará no âmbito do Centro Social Cardeal Dom Serafim da FDC e se encerrará até o dia 30 de novembro.

A coordenadora do CAOTS, promotora de Justiça Tatiana Pereira, ressaltou que o cenário atual exige atuação transparente e eficiente no setor público e no privado, razão pela qual o Ministério Público vislumbrou a importância de se incluir, como Plano Geral de Atuação do CAOTS, a implementação do Compliance no âmbito das fundações de direito privado do estado de Minas Gerais. “Busca-se realizar melhorias nas práticas administrativas e gerenciais das entidades para uma atuação mais efetiva em favor do interesse social, o que exige assessoramento técnico especializado. Daí a alegria do Ministério Público a partir da parceria celebrada com a FDC, por intermédio da Fundamig, para ministrar curso gratuito de capacitação das fundações, através do Programa Hands On Compliance, a fim de que implementem seus programas de integridade”, pontuou.

Segundo Nádia Rampi, líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim da FDC, a parceria firmada é “uma oportunidade de contribuir, por meio da educação, para o fortalecimento das instituições de Minas Gerais”. Ainda de acordo com ela, o Centro Social Dom Serafim foi concebido para ampliar e acelerar os esforços da FDC para a redução das desigualdades sociais e promoção do desenvolvimento econômico no Brasil. O órgão atua com jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais.

Durante a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o MPMG, a FDC e a Fundamig, o presidente-executivo da FDC, Antônio Batista da Silva Junior, ressaltou a importância da parceria, que, segundo ele, “contribui com o fortalecimento das organizações da sociedade civil e aprimora o ambiente democrático brasileiro, em um dos momentos mais críticos da nossa história recente”. Ele afirmou também que a FDC escolheu a educação como o caminho para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade. “Queremos formar líderes responsáveis e conscientes, comprometidos com o bem-estar social e com o respeito ao meio ambiente", expôs.

Programa Hands-on Compliance

O Hands-on Compliance é um programa 100% online, assíncrono e gratuito, com metodologia criada pelo Centro de Governança, Risco e Compliance (GRC) da FDC e patrocinado pela empresa CCR. A turma é formada por dois representantes indicados pela organização – o executivo principal e o Compliance Officer - que terão acesso a um conteúdo formativo de 40 horas/aula, divididas em três módulos. Ao final de cada um dos módulos, os participantes devem enviar a documentação relativa à implementação do Programa de Integridade da organização. Assim, após o cumprimento da jornada de aprendizagem, os participantes saem com o Programa de Integridade pronto e adequado à realidade de suas respectivas organizações, além de receberem certificado da FDC.


Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Centro de Jornalismo
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
31/08/21