VoltarImprimir

Notícias

Institucional09/03/2018
MPMG dá posse a 29 novos promotores de Justiça
MPMG dá posse a 29 novos promotores de Justiça

Foram empossados na noite desta sexta-feira, 9 de março, 29 novos promotores de Justiça substitutos aprovados no 55º Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A solenidade de posse e entrada em exercício dos novos membros do MPMG, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, contou com a presença da Administração do MPMG, de membros da banca examinadora do concurso, além de autoridades, familiares e amigos dos novos promotores de Justiça.

Os empossandos foram recebidos no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pela procuradora de Justiça Maria da Conceição de Moura, representando a Câmara de Procuradores de Justiça do MPMG. Após a leitura do juramento por Danilo Keiti Goto, os novos promotores de Justiça assinaram o livro de posse.

O procurador-geral de Justiça classificou a cerimônia de posse como a mais importante do Ministério Público por significar a renovação pela qual todas as instituições devem passar. Segundo ele, entre o que se espera dos novos membros, está o real engajamento em prol da redução das desigualdades sociais, a promoção do bem-estar social e a erradicação dos preconceitos, aliados a uma atuação processual técnica e consistente. “A melhor proteção do MP é o reconhecimento e a confiança das pessoas. Cada enfrentamento exigirá dedicação árdua, e vencê-los levará à realização do bem. O promotor de Justiça é um elo, é parte de um contexto, e deve-se colocar como parceiro, um partícipe da engrenagem que pode contribuir para a transformação da sociedade”, disse Antônio Sérgio Tonet.

O discurso em nome dos empossandos foi proferido por Juarez Serafim Leite Júnior. Ele ressaltou o seu esforço e o de seus colegas até a aprovação no concurso, afirmando que esse empenho valerá para o resto de suas vidas. “Todos os dias atuaremos com garra e determinação para realizar a Justiça de forma incessante. A sociedade brasileira aprendeu o caminho do Ministério Público e hoje assumimos a função de protegê-la”, declarou.

O secretário de Relações Institucionais do CNMP e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG, procurador de Justiça Nedens Ulisses Freire Vieira, fez a saudação aos empossandos apontando o atual cenário de crise no país como um desafio a mais para os que agora iniciam sua carreira no MPMG. Para Nedens, eles não devem se afastar da regra principal, que é a defesa da dignidade, dos direitos humanos e o acolhimento a todos que necessitarem do Ministério Público, sem qualquer forma de discriminação. “Vocês são protagonistas que podem e devem ajudar a transformar as difíceis realidades que se apresentarão. Não se esconder e jamais fugir dessa responsabilidade é que fará valer os sacrifícios que os trouxeram até aqui”, afirmou.

Modernização
Antônio Sérgio Tonet garantiu que não faltará apoio institucional para o cumprimento das tarefas e afirmou que os empossandos encontrarão o MPMG em um momento de modernização com a implantação do Programa de Eficiência Administrativa (PEAD). Trata-se de uma ferramenta estratégica que tem como finalidade aprimorar o trabalho realizado na instituição por meio da redução do retrabalho e aumento da produtividade com a otimização de tempo, de recursos e de estrutura, bem como a melhoria do clima no ambiente de trabalho, que passará a ser mais organizado e padronizado. “Teremos modelos funcionalmente mais eficientes com a modernização tanto das áreas finalísticas quanto das áreas-meio da instituição”, concluiu o procurador-geral de Justiça

Presenças
Além de Tonet e de Nedens Ulisses, compuseram o dispositivo de honra o corregedor-geral do MPMG, procurador de Justiça Paulo Roberto Moreira Cançado; o ouvidor do MPMG, procurador de Justiça Alceu José Torres Marques; o secretário estadual de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Teixeira; o deputado federal Laudívio Carvalho; a desembargadora Maria Beatriz Pinheiro Caires; a defensora pública geral, Christiane Neves Procópio Malard; a 2ª vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral; o corregedor do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcus José Tibúrcio Lima, e o delegado-geral da Polícia Civil, Helberth Alexandre do Carmo.

Veja aqui fotos da solenidade de posse.

Lista dos promotores de Justiça empossados
Alcidézio José de Oliveira Bispo Júnior
Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros
Bruna Bodoni Faccioli
Bruno de Oliveira Viana
Clarisse Perez do Nascimento Nascif Mendes
Danilo Keiti Goto
Fernanda Costa Garcia Perez
Gabriela Stefanello Pires
Gustavo Vilaça de Carvalho
Isaac Soares Mação
Isídio Neto Maia Neves
João Lucas Teixeira Bebé
Juarez Serafim Leite Júnior
Júlia Baccarini de Castro Silva
Júlio Cesar de Oliveira Miranda
Letícia Vieira Ladeira Arantes
Luiz Fernando Guimarães de Almeida
Luiz Pablo Almeida de Souza
Maria Izabela Silva e Santos
Mariana Silveira Silviano do Prado Muniz
Nayara Bernardes Cerqueira Campos
Nielsen de Aguiar Rocha
Rafael Benedetti Parisotto
Rafael Drumond de Lima
Roberto Carlos Alves de Oliveira Júnior
Samoel Ribeiro De Faria Júnior
Sofia Frange Miziara Oliveira
Tárik Barroso de Araújo
Thaís Torres de Rabelo Gonçalves

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
09/03/2018


Compartilhar: