VoltarImprimir

Notícias

Meio Ambiente20/03/2019
MPMG aguarda que Vale adote medidas de defesa dos animais e de vigilância das propriedades em Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde

A fim de garantir a integridade e segurança dos animais e das propriedades públicas e privadas nas áreas de risco da Central Hidrelétrica do Mello, usina da empresa Vale localizada no município de Rio Preto, na Zona da Mata, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu, no dia 16 de março, duas Recomendações à mineradora.

Devido ao risco de rompimento da barragem da hidrelétrica, a população nas áreas de risco foi evacuada. No entanto, o MPMG não foi informado sobre a retirada de animais da área que poderia ser inundada em caso de rompimento e, por isso, recomendou a composição de equipe técnica qualificada para realizar ações de busca, resgate e cuidados dos animais, com posterior provisão de alimento, água e cuidados veterinários até que a situação seja normalizada.

Com a retirada da população, as propriedades públicas e privadas também ficariam vulneráveis à atuação de criminosos. Os promotores de Justiça Vinícius de Souza e Daniel Ângelo de Oliveira, que assinam o documento, argumentam que, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, foram registrados inúmeros saques, vandalismos e outros crimes à imóveis na área evacuada. Assim, é necessário agir preventivamente para proteger inclusive o patrimônio cultural existente na região de Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde.

Em uma das recomendações, o Ministério Público solicita que a Vale adote todas as medidas necessárias para que haja efetiva vigilância das propriedades públicas e privadas, especialmente em relação aos imóveis de interesse cultural, em toda a área de risco da usina em que houve evacuação de pessoas.

Nesta terça-feira, 19, a Vale encaminhou informações solicitadas pelo MPMG, que avalia se as recomendações foram atendidas.

Recomendação 1

Recomendação 2

Leia também

Acompanhe as notícias sobre Brumadinho e outras barragems no estado






Ministério Público de Minas Gerais?
Superintendência de Comunicação Integrada?
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial?
20/03/2019