VoltarImprimir

Notícias

Institucional10/10/2018
Minas Gerais tem novo procurador-geral de Justiça
Minas Gerais tem novo procurador-geral de Justiça

Ocorreu na tarde de hoje, 10 de outubro, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a transmissão do cargo de procurador-geral de Justiça (PGJ) do Estado de Minas Gerais. A chefia do MPMG passou de Antônio Sérgio Tonet para Darcy de Souza Filho.

O procedimento está previsto na Lei Orgânica do MPMG, que impõe ao procurador-geral de Justiça, caso queira se candidatar à reeleição, a renúncia ao cargo até 30 dias antes da eleição para a formação da lista tríplice. Nesse período - e até a nomeação do PGJ para o biênio 2019/2020 -, o posto deve ser ocupado pelo procurador de Justiça mais antigo na instância.

A solenidade contou com a presença de familiares do empossando, da administração do MPMG, além de vários procuradores, promotores de Justiça e servidores da instituição.

Ao assumir o cargo, o novo procurador-geral de Justiça agradeceu principalmente a seus familiares que sempre acompanharam e incentivaram sua trajetória e falou sobre a emoção de assumir o posto mais alto do MPMG. "É uma honra assumir o cargo de procurador-geral de Justiça em uma instituição que tem respeito e prestígio em todo o país. E o faço com o mesmo entusiasmo com que fiz ao tomar posse como promotor de Justiça em Rio Piracicaba, 40 anos atrás", disse Darcy.

Antônio Sérgio Tonet, primeiramente, deixou uma mensagem de gratidão à equipe que esteve a seu lado nos últimos dois anos. “Mesmo com a crise que enfrentamos, pudemos evoluir em diversos sentidos, seja no eixo institucional e administrativo, seja na representação político-institucional do Ministério Público de Minas Gerais”, afirmou.

Tonet ressaltou a seriedade e competência do trabalho de Darcy de Souza Filho, destacando ser ele um exemplo de correção, de determinação e de conhecimento jurídico. “Essas características trarão muita segurança para a instituição e para a sociedade neste período em que ele exercerá a Procuradoria-Geral de Justiça. Estamos tranquilos com relação aos rumos da instituição”, declarou ele.

Veja aqui fotos da solenidade.

Eleição PGJ
A eleição para a escolha do procurador-geral de Justiça – biênio 2019/20 - está marcada para o dia 13 de novembro, com disponibilização de sistema informatizado para o exercício do voto das 8h às 18h. Participarão do pleito os procuradores e promotores de Justiça do MPMG em exercício. A lista com os candidatos mais votados será encaminhada ao governador, que terá o prazo de 15 dias para nomear um deles.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
10/10/2018


Compartilhar: