VoltarImprimir

Notícias

Crime Organizado13/06/2018
Ipatinga tem primeiro Grupo de Enfrentamento a Roubos do interior do estado

Com o objetivo de reduzir o índice de criminalidade em Ipatinga, no Vale do Aço, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 8ª e da 10ª Promotoria de Justiça da cidade, a Polícia Militar e a Polícia Civil criaram o Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento a Roubos (GIE-R). O município é o primeiro no interior do estado a contar com o órgão, que, na capital mineira, existe desde abril do ano passado.

O GIE-R tem como atribuições coordenar e integrar as atividades de repressão qualificada de crimes de roubo em sua área de atuação, fomentar e planejar a realização de operações conjuntas de combate a roubos, levantar dados para identificação de pessoas e grupos a serem monitorados, sistematizar informações em relatórios, entre outras.

Mensalmente, integrantes do grupo se reunirão para discutir os resultados das ações implementadas, traçar novas estratégias e avaliar os índices oficiais de segurança pública.

De acordo com os promotores de Justiça integrantes do GIE-R de Ipatinga, Mateus Beghini Fernandes e Francisco Ângelo Silva Assis, o grupo buscará estabelecer uma sinergia maior entre os órgãos de defesa social e reduzir a burocracia no trato da informação e das medidas de urgência. “Teremos mais agilidade na tramitação dos Relatórios de Eventos de Defesa Social (Reds), de Inquéritos Policiais (Ips) e de Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs) entre as instituições que atuam no combate ao crime, assim como na formulação de pedidos cautelares perante o Judiciário. Dessa forma, esperamos reduzir de forma significativa o índice de roubos na cidade”, explicam.

O GIE-R possibilitará também um acompanhamento mais próximo dos investigados que cumprem pena em regime aberto e semiaberto e dos que estão em liberdade provisória, cumprindo medidas cautelares diversas de prisão.

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
13/06/2018


Compartilhar: