VoltarImprimir

Notícias

Institucional05/06/2018
Gabinete de Crise do MPMG faz balanço de atuação
Gabinete de Crise do MPMG faz balanço de atuação

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 4 de junho, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, o Gabinete de Crise instalado (LINK) da paralisação de caminhoneiros no estado apresentou um balanço dos trabalhos realizados, especialmente aqueles relacionados à liberação de estradas, desabastecimento de combustível, alimentos, medicamentos e outros insumos bem como práticas abusivas contra o consumidor.

Coordenador do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o procurador de Justiça Denílson Feitoza destacou que o Gabinete de Crise atuou, 24 horas por dia, durante sete dias, no sentido de levantar informações em termo real junto a vários órgãos de segurança do estado e de subsidiar o trabalho dos promotores de Justiça frente as consequências da greve.

No período, também foi produzido e disponibilizado material de apoio e de orientação sobre fiscalização, especialmente nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Direitos Humanos e Consumidor. “Essas Recomendações foram cruciais, especialmente no momento crítico de bloqueio das estradas, para que fossem liberados veículos carregados com produtos essenciais, como remédios”, revelou Feitoza.

Segundo ele, também foi fundamental a orientação do gabinete no sentido de atuação conjunta com outros órgãos para agilizar o escoamento de produtos como gás de cozinha, rações para animais e combustíveis. “Minas Gerais demonstrou que as instituições são muito fortes quando atuam de maneira articulada”, destacou.

Experiência positiva
Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, declarou a desconstituição do grupo. “As causas que justificaram a instalação do gabinete de crise já não persistem”, justificou. Segundo ele, contudo, será dada sequência à “experiência positiva”, especialmente tratando dos “rescaldos” da crise em todas as áreas e municípios de Minas e embasando formas de atuação cada vez mais proativas, de modo a antever potenciais situações de emergência.

Mesmo com a desconstituição do Gabinete de Crise, os integrantes do MPMG continuam contando com o apoio dos centros operacionais e de outras estruturas necessárias para atuar em fatos decorrentes da paralisação dos caminhoneiros.


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
05/06/2018
 


Compartilhar: