VoltarImprimir

Notícias

Institucional02/09/2019
Encontro discute revisão do planejamento estratégico do MPMG

Teve início, na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, o primeiro dia dos trabalhos de revisão do Planejamento Estratégico (PE) do Ministério Público de Minas Gerais 2010-2023. O objetivo é definir ações prioritárias em relação às necessidades atuais da sociedade mineira e também alinhar alguns pontos ao Planejamento Estratégico Nacional (PEN) 2020-2029, elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Nesse trabalho de revisão do planejamento estratégico é importante ouvir o público interno e externo. Sem esse diálogo, não conseguimos mapear as dificuldades e as necessidades sociais. Precisamos ainda fortalecer a nossa visão, os nossos valores e, principalmente, a nossa missão de modo a apresentar resultados efetivos à sociedade”, destacou o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet.

Para que isso ocorra, segundo Tonet, é importante que os planejamentos estratégicos do MPMG e nacional estejam alinhados. O conselheiro do CNMP Sebastião Caixeta, que está a frente do PEN, disse que estratégia nacional representa uma construção conjunta, participativa e democrática que ouviu todos os ramos e unidades do MP, além dos órgãos representativos da instituição.

O representante do CNMP afirmou que o PEN aponta direcionamento para a instituição, com foco numa atuação convergente e transcendente diante dos desafios que, muitas vezes, estão relacionados a mais de um ramo ou uma unidade do MP. “Esse planejamento estratégico nacional não vem impor nada, apenas busca um diálogo e uma convergência”, concluiu Caixeta.

Tonet e Caixeta assinaram um Termo de Cooperação para a adequação do planejamento estratégico do MPMG ao PEN. Dois membros auxiliares do CNMP, Ana Lara Castro e Carlos Eduardo Andrade, apresentaram detalhes da estratégia nacional, e o coordenador de Planejamento Institucional do MPMG, procurador de Justiça Marcos Tofani, falou sobre o planejamento estratégico mineiro.

Em seguida, o procurador de Justiça Denílson Feitoza, coordenador do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do MPMG, apresentou o trabalho que o setor está desenvolvendo na área de análise de dados e demonstrou algumas ferramentas de Tecnologia da Informação que estão sendo implantadas no MPMG.

Após a parte de explanação do temas e dos objetivos, os participantes se reuniram em grupos para definir alterações e pontos de adequação do Planejamento Estratégico do MPMG ao PEN. Os debates prosseguem esta terça-feira, 3 de setembro.

Para embasar as discussões, o MPMG realizou pesquisa de opinião com a sociedade, nos meses de julho e agosto, sobre os temas que devem ser prioritários na atuação institucional durante os próximos três anos. Ao todo, foram 1.428 respostas ao questionário disponibilizado.

Planejamento Estratégico CNMP
Planejamento Estratégico MPMG 

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
02/09/19