VoltarImprimir

Notícias

Institucional04/10/2019
Empossados três novos procuradores de Justiça

Em sessão solene da Câmara de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os promotores de Justiça Franklin Higino Caldeira Filho, Marcos Vinicios Barbosa e Rodrigo Filgueira de Oliveira tomaram posse no cargo de procurador de Justiça. A cerimônia de posse e exercício, que ocorreu na noite desta sexta-feira, 4 de outubro, foi presidida pelo procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional Nedens, Ulisses Freire Vieira.



Após a leitura do termo de compromisso e da assinatura do livro de posse, os novos procuradores de Justiça receberam a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos.

Falando em nome da Câmara de Procuradores de Justiça, o procurador Almir Alves Moreira destacou as funções que os novos procuradores desempenharão a partir de agora, apontadas por ele como fundamentais para o aprimoramento da instituição. Segundo Almir, os novos procuradores  puderam, ao longo da carreira, desenvolver a visão crítica das relações sociais e compreender a complexidade do trabalho do promotor de Justiça, estando agora preparados para contribuir, de maneira significativa, com a modernização e a eficiência da instituição.


Franklin Higino Caldeira Filho fez agradecimentos e ressaltou que a nova missão será desempenhada por ele e pelos colegas recém-empossados com extrema dedicação. Comentou, ainda, sobre os desafios atualmente enfrentados pelo sistema de justiça criminal – área em que trabalhará como procurador - e defendeu as ações educacionais e o diálogo com a sociedade como caminhos para a conscientização popular sobre o papel do direito penal.

O procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Nedens Ulisses Freire Vieira, falou da importância, para o MPMG, dos atos de posse de procuradores de Justiça. “É um momento em que renovamos o nosso compromisso e nossas esperanças em nós mesmos, nos colegas, na instituição e na sociedade”.

Além do procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, compuseram a mesa o corregedor-geral do MPMG, Paulo Roberto Moreira Cançado; o desembargador Vítor Inácio Peixoto Parreiras Henriques; a ouvidora do MPMG em exercício, Thereza Cristina Cortelettie; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéias Xavier Gomes.

Também estiveram presentes na cerimônia autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, membros e servidores do MPMG, familiares e amigos dos empossados.

Trajetórias
Franklin Higino Caldeira Filho ingressou no MPMG em 1991, iniciando sua trajetória na comarca de Itanhomi. Atuou também nas comarcas de Sabinopólis, Guanhães, Itabirito, Itaúna e Belo Horizonte. Desempenhou as funções de assessor do procurador-geral de Justiça e assessor do corregedor-geral do MPMG. Atualmente, coordenava a 1ª Promotoria de Justiça do Juízo da Fazenda Pública e Execuções Fiscais de Belo Horizonte.



Marcos Vinicios Barbosa ingressou no MPMG em 1993. Iniciou sua trajetória na comarca de Coronel Fabriciano, acumulando funções na comarca de Timóteo, onde foi o primeiro promotor de Justiça. Passou pelas comarcas de Nanuque, Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro, Belo Horizonte. Há mais de 20 anos, atua na 20ª Promotoria Especializada em Família de Belo Horizonte.

Rodrigo Filgueira de Oliveira ingressou no MPMG em 1995, iniciando sua trajetória na comarca de Nanuque. Atuou nas comarcas de Ipatinga e Belo Horizonte. Ocupou o cargo de secretário-geral do Grupo Nacional de Direitos Humanos do CNPG (GNDH). Exerce, atualmente, o cargo de diretor da região sudeste da Associação Nacional dos Promotores de Defesa do Consumidor (MPCON).


 

Veja mais fotos
Posse Procuradores  MPMG -  Rodrigo Filgueiras, Marcos Vnicius, Franklin Higino 04.10.19

 

 

 

Fotos: Eric Bezerra

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
04/10/19