VoltarImprimir

Notícias

Institucional13/09/2021
Em edição especial do ‘Segunda-feira, 18h’, palestra do professor Clóvis de Barros Filho traz reflexão sobre a necessidade e os limites da inovação

A edição especial do "Segunda-feira, 18h", apresentou hoje, 13 de setembro, dentro da programação da Semana do Ministério Público, a palestra Inovação: conceito, atitude e identidade, ministrada pelo jornalista, escritor e professor Clóvis de Barros Filho. 

O professor iniciou a exposição lembrando que inovação remete à mudança, mas que é um tipo particular de mudança, pois deliberada pelo homem. Assim como escolhemos determinadas ações em detrimento de outras, a inovação é a escolha de um caminho em detrimento de outros. Um caminho necessário quando a mera repetição de soluções do passado já não é suficiente para enfrentar problemas que não existiam.

No entanto, Clóvis de Barros Filho convida a uma reflexão sobre os limites da inovação. Para ele, inovar é preciso, mas temos que estar atentos para não cair na armadilha da inovação pela inovação, até porque o conceito em si é desprovido de valor, ou seja, nada impede que o novo seja pior que o velho.



Para escapar dessa armadilha, o palestrante propõe um cuidado ético com a inovação, que, segundo ele, deve permitir certa autenticidade, um “alinhamento entre o que sentimos e pensamos e o que comunicamos ao mundo”. Além disso, ressalta que a inovação não deve comprometer a excelência de cada um, mas alavancá-la, não permitindo que as novas técnicas fragmentem e dispersem a atenção a ponto de comprometer o foco. Ele destacou ainda a importância de inovar para servir e contribuir para uma sociedade mais justa. “Não há que inovar de qualquer jeito. É preciso ter lucidez para inovar no sentido certo”, afirma.

O escritor concluiu a apresentação fazendo um elogia à alegria. Segundo ele, a inovação permite romper hábitos e pode elevar a potência existencial. “Para saber se a inovação está valendo à pena, pergunte-se se quer que aquilo dure um pouco mais”, finalizou.



Antes da palestra, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a participação do professor e falou sobre a importância do tema no contexto atual e dos desafios administrativos para adaptação a esta nova realidade. 



A diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Elaine Martins Parise, fez a abertura do evento e a apresentação do palestrante.

 
A Semana do Ministério Público 2021 segue até sexta-feira, 17. Confira aqui a programação.

 

Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Centro de Jornalismo
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
Youtube: www.youtube.com/c/MPMGOficial
Flickr: www.flickr.com/photos/mpmg_oficial/
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
Telefones: (31) 3330-8016 / (31) 3330-8166
13/09/21