VoltarImprimir

Notícias

Inclusão e Mobilização Sociais11/06/2018
Ação promovida pelo MPMG leva informação e lazer para comunidade do Residencial Pinheiros, no Barreiro
Ação promovida pelo MPMG leva informação e lazer para comunidade do Residencial Pinheiros, no Barreiro

Na sexta-feira, 8 de junho, o Residencial Pinheiros, localizado no bairro Diamante, região do Barreiro, na capital mineira, recebeu ação promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 18ª Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário, em parceria com a Polícia Militar e a comunidade do conjunto habitacional.

Durante todo o dia, foram realizadas atividades de caráter informativo nas áreas de família, idosos e pessoas com deficiência, combate à violência contra a mulher e combate aos crimes cibernéticos, além de ações educativas e de lazer, como aulas de skate, apresentação de circo e sessões de massagem.


No evento, a Polícia Militar inaugurou a Rede de Proteção Preventiva do residencial. Também foi apresentada, pelo MPMG, proposta de projeto de criação de uma rede de desenvolvimento comunitário.

“O objetivo é o fortalecimento da comunidade para que ela possa solucionar seus conflitos de forma emancipatória, resolvendo questões pela cultura do diálogo, pela cultura da paz”, explica a promotora de Justiça de Defesa dos Diretos Humanos e Apoio Comunitário Monica Sofia Pinto Henriques da Silva.

José Pascoal e Elzira Maria, moradores do residencial, consideram que ações como essa devem se repetir mais vezes. “É muito bom isso. É fantástico para as crianças, para a gente. Essa rede, com certeza, vai trazer melhorias. A gente tem que estar inteirado dos acontecimentos”, comemoram.

O Residencial Pinheiros está inserido no Programa Minha Casa Minha Vida e abriga hoje aproximadamente 300 famílias, algumas delas reassentadas de áreas de risco ou ocupações irregulares.

Parcerias
A iniciativa contou com a participação da Associação Mineira do Ministério Público, MP Itinerante, Centro de Apoio de Defesa dos Direitos Humanos, Coordenadoria de Defesa das Famílias, Idosos e Deficientes, Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, Promotoria de Justiça Especializada no Combate à Violência Domestica e Familiar contra a Mulher, Casulo Núcleo Sistêmico, Escola Nômade de Skate, Casa Circo, Ação Global, Laboratório de Psicologia da PUC e diversos parceiros voluntários, inclusive da própria comunidade.



Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
11/06/2018


Compartilhar: