VoltarImprimir

Notícias

Institucional08/06/2018
‘Por Dentro do MP’ promove debate sobre bullying na Escola Estadual Engenheiro Sílvio Fonseca, em BH
‘Por Dentro do MP’ promove debate sobre bullying na Escola Estadual Engenheiro Sílvio Fonseca, em BH

Nos dias 7 e 8 de junho, o programa Por Dentro do Ministério Público promoveu palestras na Escola Estadual Engenheiro Sílvio Fonseca. O promotor de Justiça Lélio Braga Calhau foi o responsável pelo debate e falou sobre bullying e cyberbullying para cerca de 200 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Para dar início ao encontro, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do MPMG. Em seguida, Lélio falou de forma simplificada sobre o trabalho do promotor de Justiça e o funcionamento do sistema Judiciário, dando exemplos da atuação do Ministério Público.

O promotor introduziu o tema da palestra destacando a importância de não se diminuir a seriedade do bullying. “É preciso parar de achar que apelidos e brincadeiras de mau gosto não devem ser levados a sério. O bullying é uma coisa séria e pode ter graves consequências”, afirma. O palestrante ainda explicou que o cyberbullying é uma das formas mais comuns de bullying atualmente. Ele ressaltou que, na internet, é possível provar com mais facilidade se alguém praticou bullying. “Por meio das investigações, mesmo que a ofensa seja feita de maneira anônima, é possível encontrar o culpado”, disse.

Lélio também falou sobre diferentes tipos de bullying, deu exemplos de filmes e livros para aprender sobre o assunto e reveleou maneiras de se prevenir das agressões. Ele instruiu as crianças a sempre conversarem com um adulto se estiverem passando por algum problema, e destacou que é importante não reagir às agressões, sejam elas verbais ou físicas. O palestrante explicou que “a pessoa que pratica bullying quer sempre atingir alguém. Quando o agressor é ignorado, ele perde o poder que possui sobre a vítima”.

A ida do Por Dentro do MP à escola foi solicitada pelo diretor Alysson Simplício e pela vice-diretora Elizane Paiva. Para Elizane, a escola é o espaço onde as crianças mais sofrem e praticam bullying por ser o local onde elas têm maior interação umas com as outras. “Temos um projeto de prevenção ao bullying, e as palestras são um complemento para ajudar nesse trabalho. Procuramos a ajuda do Ministério Público como forma de tentar prevenir e combater essa prática tão nociva para os alunos”, explicou.

Por Dentro do MP
O Por dentro do MP visa aproximar o MPMG do cidadão, fornecendo à sociedade informações sobre as funções da instituição, formas de recorrer a ela e o trabalho dos promotores de Justiça. Desse modo, o programa busca conscientizar o cidadão sobre seus direitos e deveres, e, assim, disseminar valores democráticos.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail pordentrodomp@mpmg.mp.br ou pelo telefone (31) 3330-8161. Para agendar visitas, clique aqui.



Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial


Compartilhar: