VoltarImprimir

Eventos

01/10/2019 19:00
MPMG realiza Audiência Pública para discutir poluição do ar por secadores de café em Manhumirim

Data de início: 01 de Outubro de 2019 às 19:00 horas.

Data de fim: 01 de Outubro de 2019 às 21:00 horas.

Local: Escola Municipal Carolina Júlia Pereira - Manhumirim

Na próxima terça-feira, 1º de outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª e da 2ª Promotorias de Justiça de Manhumirim, no leste de Minas, realiza Audiência Pública, das 19h às 21h, no Anfiteatro da Escola Municipal Carolina Júlia Pereira, para tratar sobre a utilização dos secadores de café na cidade - cuja economia tem forte presença da cultura cafeeira.

O uso dos secadores é uma preocupação da população local desde a implementação deste método de secagem do produto. Em 2017, moradores de regiões próximas aos pontos em que é feito o procedimento levaram ao MPMG reclamações sobre a maior incidência de doenças respiratórias relacionadas à fumaça produzida no processo.

No mesmo ano, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente realizou, na cidade, Audiência Pública para discutir problema. Participaram produtores rurais, representantes da Emater - empresa que atua em ação operacional e de planejamento no setor agrícola do estado, sindicatos -, entidades da classe e Polícia Militar de Meio Ambiente. Na ocasião, os produtores rurais da cidade fizeram acordo com o MPMG comprometendo-se a procurar empresas especializadas na instalação de filtros para minimizar o problema. Assim, seriam realizadas perícias técnicas para avaliar a eficácia da medida, que, caso aprovada nas avaliações, entraria em vigor definitivamente com a definição de um prazo para que todos os produtores se adequassem a ela.

Na terça-feira, o tema volta à pauta de discussões na cidade. As inscrições para participar podem ser feitas pelo e-mail pjmanhumirim@mpmg.mp.br ou no dia e no local do evento, antes do início dos trabalhos.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
26/09/19