VoltarImprimir

Campanhas

Institucional15/05/2018
MPMG apoia movimento Maio Amarelo sobre segurança no trânsito

O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito e chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

A ação, desenvolvida pelo Poder Público em parceria com a sociedade civil, tem o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária nas diversas esferas sociais, mobilizando órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para engajar-se em ações, propagar o conhecimento, e conscientizar os cidadãos sobre a importância de se adotar posturas mais responsáveis nas vias públicas.

O laço amarelo é o principal símbolo da campanha. A cor foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Já o laço é um símbolo conhecido no mundo inteiro como indicador de cooperação e engajamento.

O mês foi escolhido porque foi em 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com a intenção de poupar cinco milhões de vidas até 2020. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Para saber mais sobre o movimento, acesse o Manual da campanha ou o site.

Conscientização dos motoristas da instituição
Órgão responsável pela defesa dos interesses sociais e individuais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apoia a iniciativa no estado e, além de chamar a atenção do cidadão mineiro para o tema, está promovendo, até o final do mês, ações internas voltadas à educação no trânsito.

Há mais de um ano, o setor interno de transportes está passando por um trabalho de reestruturação e modernização, buscando promover maior segurança e eficiência no serviço prestado pelos motoristas da instituição.

A partir da elaboração de novos termos de referência, da realização de novas contratações e da disponibilização de novas ferramentas, como o seguro de automóveis, o gerenciamento de manutenção veicular e a racionalização da escala e das jornadas de trabalho, a instituição investiu para melhorar a qualidade do serviço e a segurança de motoristas e usuários.

Até o final do mês, os motoristas do MPMG utilizarão os laços amarelos e serão orientados sobre cuidados no trânsito. Além disso, os prédios da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, serão iluminados com a cor amarela.



Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
15/05/2018
 


Compartilhar: