VoltarImprimir

Notícias

Patrimônio Histórico e Cultural19/10/2017
MPMG, Iepha e UFMG promovem cursos sobre preservação do patrimônio cultural em sete municípios mineiros

Com recursos resultantes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a mineradora Anglo Ferrous, o Centro de Conservação e Restauração (Cecor), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) estão realizando minicursos em sete municípios mineiros: Conceição do Mato Dentro, Jequitibá, Cipotânea, Piranga, Couto de Magalhães de Minas, Caeté e Paracatu.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar e instruir a comunidade desses municípios sobre a necessidade de reconhecerem, valorizarem e protegerem seus bens culturais, por meio da participação direta na preservação do patrimônio histórico e cultural dessas cidades. Os minicursos abordarão procedimentos básicos para a manutenção de bens culturais, de modo a prolongar a existência deles, e práticas não intervencionistas voltadas à conservação preventiva.

O primeiro minicurso foi realizado em Conceição do Mato Dentro entre os dias 18 e 22 de setembro. Na abertura, o promotor de Justiça Marcelo Leite Pereira falou sobre a atuação do MPMG na tutela do meio ambiente cultural. Os próximos minicursos serão realizados em Jequitibá (23 a 27 de outubro), Cipotânea (20 de outubro a 24 de novembro), Piranga (27 de novembro a 01 de dezembro), Couto de Magalhães de Minas (11 a 15 de dezembro), Caeté (22 a 26 de janeiro) e Paracatu (29 de janeiro a 02 de fevereiro).

Os recursos provenientes do TAC, assinado entre o MPMG e a Anglo Ferrous, relativos a danos ambientais cometidos pela mineradora em Conceição do Mato Dentro, estão sendo usados para a execução de um projeto de preservação de bens culturais conhecido como Extramuros. A iniciativa prevê, entre outras coisas, a administração dos minicursos e a entrega de 24 peças sacras restauradas pelo Cecor/UFMG.


Fonte: Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC)


Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
19/10/2017
 


Compartilhar: