VoltarImprimir

Notícias

Crime Cibernético31/07/2020
MPMG participa de Fórum Nacional para Proteção de Crianças e Adolescentes vítimas de exploração sexual na internet



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Crianças e dos Adolescentes (Caodca), participou nesta sexta-feira, dia 31 de julho, da Oficina Tématica da Região Sudeste no Fórum Nacional para a Proteção de Crianças e Adolescentes vítimas de exploração sexual no contexto de pornografia na internet. A participação do MPMG foi um convite do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, realizador do evento virtual.

O objetivo do Fórum foi o de conhecer as boas práticas de cada região, coletar sugestões e deliberar acerca de políticas públicas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na internet. 

A coordenadora da Coeciber, promotora de Justiça Christianne Cotrim Assad Bensoussan, apresentou como boa prática o projeto preventivo Navegação Segura, que vem sendo desenvolvido desde 2008, com foco na comunidade escolar para ensinar pais, alunos e professores a navegar com segurança em ambiente de rede.

Ela comentou que esse projeto já teve em torno de 60 mil ouvintes. Além disso, é feita formação de multiplicadores, em todo o Estado, do conteúdo exposto na palestra sobre navegação segura, em parceria com a Safernet -  associação nacional sem fins lucrativos com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.

A coordenadora do Caodca, promotora de Justiça Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth, apresentou as tratativas que têm sido realizadas pelo MPMG para fomentar a instalação de fluxos de escuta especializada e salas de depoimento especial em Minas Gerais.

A participação na Oficina Temática, realizada nesta sexta-feira, foi mediante convite pessoal. As discussões foram divididas por regiões para criar um protocolo de intenções para adoção de medidas de alcance nacional, aproveitando as experiências já vivenciadas e novas que poderão vir.

A oficina da Região Sudeste reuniu magistrados, membros de Ministérios Públicos, defensores públicos e conselheiros tutelares. O evento, que contou com palestras abertas ao público nos dias 29 e 30 de julho, também teve a participação de representantes de empresas de tecnologia, como o Facebook.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
31/07/20


Compartilhar: