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Portal Consumidor.gov.br

O Consumidor.gov.br é um serviço público destinado à solução alternativa de conflitos entre consumidores e fornecedores. Nele, após prévio cadastro, o consumidor poderá registrar reclamação contra uma empresa participante do serviço, a qual terá o prazo de 10 dias para manifestar.

Mesmo não prestando serviços iguais aos órgãos oficiais de defesa do consumidor (Procons) - ou seja, não há instauração de procedimentos administrativos ou a aplicação de sanções -, o Consumidor.gov.br tem atingido altos índices de soluções de conflitos.

A participação da empresa no serviço Consumidor.gov.br é voluntária. Todavia, a aderir ao sistema, ela deve cumprir as regras e os prazos estabelecidos.

Além de intermediar a solução de conflitos entre consumidores e fornecedores, o Consumidor.gov.br possibilita a qualquer cidadão pesquisar informações sobre as empresas participantes do serviço, como, a exemplo, os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações.

Para conhecer mais sobre o Consumidor.gov.br ou fazer uma reclamação, clique aqui.