VoltarImprimir

Notícias

Consumidor05/04/2019
Procon-MG realiza ações educacionais sobre segurança alimentar e nutricional
Procon-MG realiza ações educacionais sobre segurança alimentar e nutricional


Dando continuidade ao Programa Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas, o  Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está realizando diversas atividades com enfoque na segurança alimentar e nutricional e no direito à informação do consumidor. Serão desenvolvidas ações educacionais, em Belo Horizonte, com estudantes do ensino fundamental e ensino médio de quatro escolas estaduais e de um Centro Comunitário de Assistência Social.

Essas ações contarão com apresentação de videoclipes musicais que explicam a diferença entre os alimentos naturais, os processados e os ultraprocessados. Na sequência, um profissional da área de nutrição fará comentários sobre cada um desses grupos de alimentos. Além disso, também será realizado bate-papo entre os alunos e um representante do Procon-MG sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A primeira atividade ocorreu nesta quinta-feira, dia 4 de abril, na Escola Estadual Lar dos Meninos, no Bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte, e teve a participação de cerca de 90 estudantes. As próximas ações educacionais estão previstas para os seguintes dias e locais:

10 de abril – Escola Estadual Pedro Aleixo
11 de abril – Escola Estadual Princesa Isabel
16 de abril – Escola Estadual Afrânio de Melo Franco
2 de maio – Centro Comunitário da Legião da Boa Vontade

A última atividade contará com apresentação musical do coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta.

Programa Consumo Saudável

O Programa Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas, que foi lançado no mês de março, pretende levar conhecimento sobre direitos do consumidor e segurança alimentar e nutricional para estudantes de todas as escolas públicas e particulares de Minas Gerais durante o ano de 2019.

O objetivo do programa é preparar os alunos da educação básica a serem consumidores conscientes e terem práticas alimentares saudáveis. Ao longo do ano, os estudantes também serão incentivados a realizarem trabalhos sobre segurança alimentar e nutricional e direito do consumidor.

O coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, comentou que a intenção é mostrar a importância de ter os alimentos naturais como a base da alimentação, limitando o uso dos processados e evitando o consumo dos alimentos ultraprocessados, como recomenda o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Segundo ele, espera-se, ainda, que eles compartilhem o aprendizado fora da escola.

O Programa Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas está sendo realizado em parceria com o Governo Estadual, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MG), a Prefeitura de Belo Horizonte e de outros municípios, órgãos e entidades do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, além de outros parceiros.

Leia mais sobre o programa



Ministério Público de Minas Gerais
Procon-MG - Jornalismo
Telefone: (31) 3250-4685
proconjornalismo@mpmg.mp.br
www.procon.mpmg.mp.br
www.facebook.com/ProconMG
 


Compartilhar: