VoltarImprimir

Notícias

Crime Cibernético04/04/2018
MPMG debate a segurança digital em encontro com Facebook, Whatsapp e Safernet
MPMG debate a segurança digital em encontro com Facebook, Whatsapp e Safernet

No dia 3 de abril, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Facebook, o WhatsApp e a Safernet, realizou uma rodada de debates sobre os desafios da segurança digital, estratégia e cooperação no âmbito das investigações criminais. Cerca de 150 participantes de vários órgãos públicos puderam participar das discussões propostas no encontro.

Além da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), estiveram presentes integrantes de outras coordenadorias e centros de apoio operacional e da administração do MPMG. Também participaram outras instituições como polícias civil, militar e federal, Ministério Público Federal, Justiça Federal e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O evento foi destinado a profissionais que trabalham na área de investigações, especialmente nas de caráter cibernético. O objetivo foi promover a capacitação dos órgãos que atuam no combate aos crimes virtuais, possibilitando um diálogo com especialistas do Facebook, WhatsApp e Safernet. Foram discutidos temas como a cooperação no âmbito das investigações criminais, as estratégias de prevenção aos crimes cibernéticos no Brasil e o fornecimento de dados das plataformas digitais.

A coordenadora da Coeciber, promotora de Justiça Christianne Cotrim Assad Bensoussan, ressaltou que “o MPMG foi pioneiro no cenário nacional, eentre os Ministérios Públicos estaduais, na criação de uma coordenadoria que se dedicasse, exclusivamente, ao apoio ao promotor natural no combate aos crimes cibernéticos”.

Segundo ela, a Coeciber se destaca, além da área repressiva, no trabalho preventivo, com palestras sobre navegação segura voltadas para a comunidade escolar. Para a promotora, é de extrema importância a promoção de um debate entre os órgãos de combate aos crimes cibernéticos e o Facebook, WhatsApp e Safernet, que são parceiros da coordenadoria nos trabalhos de investigação.



Ministério Público de Minas Gerais

Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166

Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
04/04/2018




 


Compartilhar: